Blog

Reúne conteúdos de especialistas da área de tecnologia, contando ainda com publicações próprias e informações atuais sobre a Transformação Digital nas organizações.

Institucional , Release

Plataforma inova o mercado das fintechs

21/06/2019

Praticidade para captar clientes e prevenir fraudes atrai empresas de serviços financeiros

 

As fintechs, empresas que estão facilitando o mercado de serviços financeiros, proporcionando maior comodidade aos clientes, estão otimizando seus sistemas com a implementação de uma plataforma que está presente em diversos projetos de âmbito nacional e internacional.

Por si só, os serviços oferecidos pelas fintechs são revolucionários para consumidores que desejam ter acesso de maneira desburocratizada às funcionalidades que, normalmente, nas instituições financeiras tradicionais, possuem alguns empecilhos. Desse modo, a procura por serviços financeiros que propiciam transações online, via dispositivos móveis, por exemplo, cresce de forma significativa, fazendo com que as empresas que ofertam essas facilidades aperfeiçoem e garantam total segurança em seus sistemas.

 

Nesse contexto, a OSAS, plataforma digital que otimiza os processos de gestão eletrônica de documentos, personaliza fluxos e realiza integração com outros sistemas, vem ganhando espaço no mercado com participação em grandes projetos do setor público e privado, sobretudo no segmento das fintechs.

Com um sistema seguro e simplificado, as empresas que disponibilizam serviços financeiros, conseguem implantar em seus portais a inteligência tecnológica da OSAS, que descomplica os cadastros dos consumidores com: Validação de Dados, Verificações Antifraude, Autopreenchimento, envio de documentos online, entre outras funções customizáveis e parametrizáveis.

 

Abel Arrivabene, diretor comercial da plataforma, destaca o sucesso da implementação da tecnologia em grandes negócios, como, por exemplo, em um fundo de investimentos de uma notória gestora digital, que foi criado por empresários renomados no mercado. “Nossa parceria com a Vitreo foi triunfante: Eles, com um serviço acessível de fundos de investimento que outrora era restrito a determinados públicos. Nós, com um sistema inteligente e seguro onde o cliente se cadastra pelo site ou APP, em seguida há um quiz para confirmação de identidade a fim de evitar fraudes, por fim, o preenchimento automático do formulário cadastral acelera o processo e assim o consumidor consegue, com facilidade e segurança, desfrutar dos produtos financeiros da Vitreo”, diz Arrivabene.

O diretor ainda destaca que a tecnologia OSAS nasceu com intuito de trazer aos usuários uma experiência renovadora e reduzir os custos operacionais por parte das contratantes. “Além de garantir experiência digital ao cliente, a nossa tecnologia minimiza operações manuais, reduz custos e garante uma gestão integral. É a verdadeira Transformação Digital, tanto da porta para fora, como para dentro das organizações”, diz.

Em um mercado sensível a transações financeiras no âmbito virtual, é de suma importância sistemas sólidos e confiáveis que garantam credibilidade e, sobretudo, praticidade aos consumidores.

 

Wallace Teixeira, diretor de tecnologia da OSAS, vê com bons olhos a ascensão de “startups” e empresas de serviços financeiros, no entanto, acredita que os artefatos tecnológicos devem ser cada vez mais otimizados para atender com maestria esses serviços: “O segmento das fintechs veio para democratizar o acesso ao consumo, girar a economia e gerar novos empregos. Nessa perspectiva, a OSAS ganha mais espaço no mercado ofertando tecnologias inovadoras. Ao mesmo tempo, nos esforçamos para acompanhar a expansão do setor, aprimorando as funcionalidades de nossa plataforma”, explica.

A OSAS utiliza em sua comunicação a temática “revolução digital”. E essa “revolução”, está agradando não só às empresas do mercado financeiro, mas também setores do governo nas esferas municipais, estaduais e federais.

De prefeituras de pequenos municípios até Ministérios da União, a plataforma está por trás de projetos que facilitam o dia a dia da população com desburocratização e garantem uma gestão digital e interativa ao governo com relatórios robustos que geram informações de suma relevância.

O segredo do sucesso da OSAS, segundo Wallace, está no bom relacionamento de seus sócios com o mercado, equipe interna, estrutura e criatividade corporativa. “Estamos imersos no mercado, entretanto, o que está gerando o nosso crescimento é o comprometimento interno diante desta nova realidade, através de nossos profissionais que são especialistas em tecnologia. Os novos negócios dos últimos dois anos ampliaram nosso quadro de funcionários e estrutura corporativa. Com outros negócios em curso, principalmente relacionados ao segmento das fintechs, almejamos alavancar ainda mais”, afirma o diretor de tecnologia.

Em parceria inédita com a francesa id3 Technologies, empresa especializada em soluções biométricas de alta tecnologia, que estará presente no CIAB Febraban 2019, congresso de tecnologia da informação do segmento financeiro, a OSAS pretende lançar novos projetos transformadores.

O intento da parceria é potencializar a oferta de serviços da OSAS, associando em suas operações digitais novos componentes de identificação, autenticação pessoal e antifraude. Isto será garantido em uma única plataforma de workflow digital, onde os clientes serão beneficiados com diversas funcionalidades de automação, tais como: Automatização de OCR, Certificado Digital ICP Brasil, Reconhecimento Facial, Assinatura por Dispositivos Móveis, Biometria Criptografada, RPA, entre outros.

“A demanda por soluções inovadoras de autenticação digital no Brasil é crescente e a convergência entre as marcas possibilitará a ampliação comercial da id3 Technologies em território nacional e América Latina, além de expandir negócios no mercado europeu.”, afirma o engenheiro Newton Galvan, idealizador da parceria e atuante em integração de sistemas TI, Telecom e Segurança Digital.

 

 

SOBRE A OSAS: A OSAS é integralmente nacional. Desenvolve soluções para otimização de processos, gestão eletrônica de documentos e informações, garantindo eficiência, eficácia e redução de custos a seus clientes. A sua plataforma robusta de Workflow pode ser customizada por negócio, sendo básica à implantação do conceito “Paperless Office” (escritório sem papel) e para a verdadeira Transformação Digital, em curso, em várias organizações. 

 

SOBRE A ID3: Empresa Francesa sediada em Grenoble, há 25 anos. Destaca-se em produtos e serviços inovadores em multibiometria, face, íris e “finger print”. É criadora do mecanismo “Match on Card” (finger) há 20 anos fornecido mundialmente, aos principais fabricantes de sistemas biométricos Idemia, Thales, Dermalogic, NXP, etc. Recentemente, apresentou ao mercado o “Match on Card” Facial e ambos Face e Finger Match on Card num único chip, smartcard. É integrante influenciador no comitê do ICAO – “International Civil Aviation Organization”. Com subsidiária na Colômbia é sucesso na operação de autenticação biométrica “Finger Print” no sistema cartorial nacional.