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Institucional

Serviços bancários na internet crescem facilitando a vida dos consumidores

21/09/2018

Empresas do segmento devem aperfeiçoar seus serviços para garantir agilidade e confiabilidade

 

É notória a ascensão das startups de tecnologia financeira – fintechs e serviços bancários na internet.

Sobretudo quando falamos de desburocratização de operações financeiras, que facilitam muito o acesso dos clientes nas transações.

A perspectiva é de que o mercado das fintechs expanda cada vez mais, visto que o espaço para esse segmento vem crescendo exponencialmente. Basta uma simples busca na internet, que o tema aparece em grande destaque nas ferramentas de pesquisa.

Com um viés de complementação e não de concorrência com os bancos tradicionais, as empresas de tecnologia financeiras usam suas inovações digitais a fim de conceder possibilidades que as tradicionais instituições financeiras ainda não proporcionam. Quem sai ganhando com essas diversas alternativas propiciadas pelo âmbito digital, são os consumidores finais.

A necessidade da simplificação de trâmites financeiros, está tão na pauta ultimamente, que grandes bancos vêm otimizando e inserindo algumas de suas operações no ambiente digital, e, inclusive, investindo na compra de fintechs para agregar nos serviços oferecidos tanto para empresas quanto para pessoas físicas.

Um fator que ainda gera receio aos consumidores na utilização de serviços financeiros no âmbito digital, é a insegurança e falta de confiabilidade dessas transações que ainda são malvistas por algumas pessoas.

No entanto, são vultosos os investimentos do setor financeiro em tecnologia. Só no ano de 2017, foi aproximadamente R$ 20 bi.

Isso mostra que em muitos casos, é mais seguro transacionar digitalmente, do que frequentar bancos de forma física.

 

 

Como as fintechs podem transmitir confiabilidade e fornecer praticidade aos consumidores?

Permitir que serviços financeiros possam ser acessados através de plataformas digitais, foi uma forma inovadora que simplificou o dia a dia de muitas pessoas, que agora em pouco tempo conseguem  realizar suas transações a qualquer momento e através de qualquer lugar. No entanto, a auto inovação pode ser aplicada pelas próprias fintechs ou instituições financeiras que almejam se inserir no espaço digital.

Diversas ferramentas atendem integralmente todo o fluxo de funcionamento das empresas de tecnologia financeira. A OSAS, por exemplo, consegue otimizar e resolver todos os trâmites que ocorrem durante o processo interação dos consumidores com as plataformas das empresas financeiras.

A tecnologia OSAS pode se integrar ao site das fintechs, sem alteração de interface, possibilitando:

– Envio digital de documentos na hora do cadastro;

– Confirmação de identidade dos clientes com fontes confiáveis através de uma das maiores bases de dados do Brasil;

– Análise creditícia e probabilidade de inadimplência (score), com fontes robustas de bureaus de crédito;

– Criação de parâmetros automáticos para aprovação ou reprovação das solicitações dos clientes;

– Gerenciamento eletrônico de documentos;

– Criação de fluxos parametrizáveis;

– Assinaturas Digitais.

 

Além de todos atributos e funcionalidades já mencionadas, a ferramenta OSAS consegue se adaptar e atender diversos tipos de negócios.

Seguindo o contexto das fintechs que inovaram o mercado financeiro para facilitar a vida dos consumidores, a OSAS inova para facilitar a vida dos consumidores finais e das fintechs.

 

Sobre o autor: Toni Farina, comunicólogo, redator publicitário da Osas e Grupo Emepar, graduado em comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda, laureado nesse mesmo curso e autor de artigos publicados em anais de congressos no âmbito do marketing político, digital e publicidade.