Blog

Reúne conteúdos de especialistas da área de tecnologia, contando ainda com publicações próprias e informações atuais sobre a Transformação Digital nas organizações.

Institucional

Você sabe o que é OCR?

07/08/2019

Uma tecnologia de suma utilidade, por muitos ainda desconhecida

 

Em tempos de revolução digital, as empresas investem cada vez mais em novas tecnologias a fim de agilizar demandas, reduzir custos e, sobretudo, otimizar os processos.

A biometria para marcação de ponto, facilita a gestão do RH, modernizando o controle das batidas e impossibilitando qualquer tentativa de fraude por parte dos colaboradores.

Ferramentas de marketing digital, acompanham todo o ciclo de atração até captação de novos clientes integrando todos os departamentos relacionados ao processo com a possibilidade de mensurar, inclusive, interação com as mídias sociais.

Plataformas de workflow facilitam as rotinas de trabalho nas empresas, automatizando os fluxos, eliminando gargalos, aumentando a produtividade e permitindo uma gestão integral e detalhada com dashboards e relatórios acessíveis e interativos.

Para o cliente final, as atuais tecnologias também favorecem em diversos âmbitos. Seja através de ferramentas que agilizam os processos de cadastro digital evitando fraudes, até na maior oferta para modalidades de pagamento, com funcionalidades mais seguras e ágeis.

No entanto, nesse artigo, queremos evidenciar uma tecnologia com múltiplas funcionalidades, que pode ser adotada para diversas finalidades e em todos os departamentos de uma empresa, o OCR.

Optical Character Recognition, em português: “Reconhecimento ótico de caracteres”, em suma, proporciona a conversão de conteúdos constantes em documentos de diversos formatos em dados editáveis e facilmente pesquisáveis.

Seja arquivos em PDF, imagens escaneadas ou captadas por câmera digital, entre outros formatos, o OCR transforma-os em um arquivo editável por conta de uma inteligência que geralmente considera as áreas escuras como conteúdo e as áreas claras são consideradas como fundo. No entanto, há outros parâmetros e técnicas para a distinção dos contrastes.

A tecnologia OCR pode ser utilizada para diversas funções e gera muitos benefícios se usada corretamente, inclusive em unidade com outros softwares.

Imagine um documento físico, onde já não há o arquivo editável, e é necessária a alteração de algum item. Nesse cenário, seria preciso redigir ou rasurar para realizar a alteração.

Com o OCR, através do escaneamento do documento ou captura da imagem, o conteúdo se torna editável. Basta concretizar a alteração necessária e fechar novamente o arquivo.

Outro exemplo em que o OCR pode ser empregado com eficiência: imagine que você possui fichas de cadastro física de seus clientes. Com a modernização tecnológica, seria interessante convertê-las ao âmbito digital para realizar ações de marketing e ter um melhor controle.

Com a tecnologia, você consegue extrair somente os dados cadastrais necessários, como por exemplo: nome, CPF e telefone, assim, você transforma as fichas cadastrais de seus clientes em arquivos editáveis, podendo atualizar e enriquecer sempre que necessário.

Há diversos meios para usar o OCR ao seu favor, sempre com intuito de tornar as operações mais céleres e eficazes.

A Osas disponibiliza OCR e outras tecnologias em plataformas robustas e revolucionárias que podem ser integradas com outros sistemas e personalizadas de acordo com as peculiaridades do seu negócio.

Acompanhe nosso blog para saber como os artefatos tecnológicos podem ser benéficos para o seu dia a dia.