Como a análise de dados está revolucionando o setor público?
A análise de dados se tornou imprescindível no setor privado, quando empresas conseguem, a partir da informação, tomar decisões que melhoram os seus resultados e atender com eficiência o seu público.
A gestão pública, inspirada no sucesso obtido por muitas corporações, vem avançando e cada vez mais passa a utilizar a tecnologia a seu favor.
Trabalhar os dados, ou seja, capturá-los, ordená-los e desenvolver análises, possibilita melhorias no atendimento ao cidadão, onde já se constatam excelentes respostas aos sistemas de:
- administração pública e atendimento ao cidadão,
- transporte público,
- controle de tráfego de automóveis,
- serviços de saúde,
- vigilância preventiva,
- predição de desastres naturais, etc.
De acordo com o Banco Mundial, o Brasil fechou o ano de 2022 como o segundo país em maturidade de governo digital do planeta, no entanto, constata-se que essa colocação está associada aos investimentos realizados ao nível Federal.
Muito precisa ser realizado ao nível de estados e municípios, porém, é visível que ações estão sendo tomadas e que nosso país está revolucionando o setor público a partir da análise de dados. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
Por que a análise de dados é importante para o setor público?
A análise de dados no setor público permite que decisões estratégicas sejam tomadas tendo por base informações confiáveis e atualizadas.
Então, a partir do momento em que dados são coletados e passam a ser processados, visando apoiar a tomada de decisão, consegue-se melhorar o atendimento ao cidadão.
Isso ocorre em todos os setores, pois, a partir da informação, pode-se definir com alto nível de assertividade as necessidades de cada secretaria ou departamento da administração pública, priorizando-se o que de fato possa colaborar e trazer benefícios à população.
Os benefícios da análise de dados aplicada aos órgãos públicos
Quando o cidadão se sente prestigiado e atendido, reflexos são observados na gestão pública, especialmente quando os projetos são desenvolvidos tendo por base as reais necessidades da população.
O fato é que a captura e análise de dados contribui tanto no desenvolvimento orçamentário de uma instituição governamental como na aplicação dos recursos, visando atingir o maior número possível de pessoas.
É a partir dessa análise, uma prefeitura, por exemplo, pode se preparar para atender a demanda escolar, melhorar as condições de tráfego das vias urbanas e desenvolver projetos na busca de recursos, isso tudo tomando por base informações sólidas e consistentes.
O resultado dessas ações envolve a conquista de credibilidade junto aos órgãos financiadores, bem como junto à população.
3 pilares para uma análise de dados eficiente
Uma das grandes dúvidas dos gestores públicos está relacionado ao que fazer para que a análise de dados contribua de forma efetiva para a tomada de decisão.
Para isso, existem 3 pilares que são indispensáveis para o desenvolvimento de um projeto de digitalização, a base para o sucesso dessa operação.
O primeiro pilar consiste em construir uma infraestrutura digital que possibilite a coleta e gerenciamento dos dados, ou seja, trata-se da adoção de soluções que permitam armazenar de maneira organizada todas as informações que estão disponíveis.
Na sequência, deve-se criar uma cultura de integração e compartilhamento de dados, onde sistemas de apoio possam colaborar para que ocorra a cooperação entre os diversos setores da administração pública.
O terceiro pilar é o de contar com ferramentas que efetivamente colaborem para que seja possível desenvolver a capacidade de análise de dados, o que significa contar com softwares e tecnologias que facilitem a visualização da situação atual.
Como se observa, esforços precisam ser evidenciados para que a revolução digital também se faça presente na sua instituição ou organismo governamental, uma condição perfeitamente factível, uma vez que existem soluções para isso.
A solução ELLOS ECM permite que sua instituição tenha tudo em todos os lugares, ou seja, torna possível que todas as tarefas e processos possam ser acompanhadas, organizadas e monitoradas, alimentando um banco de dados que possibilitará o sucesso das operações, colaborando para a implantação do governo digital!
(Imagens: divulgação)