O que é tipificação de documentos e qual sua importância?
A tipificação de documentos é uma ferramenta poderosa para garantir a segurança de cadastros, combater fraudes de identidade e evitar prejuízos à sua empresa.
Segundo dados da Serasa, em 2022 ocorreram quase 3,9 milhões de tentativas de fraudes de identidade.
Esse número representa que a cada 8 segundos alguém está tentando passar dados de outra pessoa para obter benefícios indevidos.
Segundo a Serasa, os bancos são os mais visados, seguidos pelas financeiras e pelo setor de serviços e varejo, respectivamente.
Logo, é indispensável que essas e outras instituições invistam em soluções para a prevenção desses e de outros crimes.
Quer saber como a tipificação de documentos ajuda efetivamente no combate contra as ações de golpistas e na prevenção de prejuízos à sua empresa?
Continue lendo nosso post e confira.
O que é tipificação de documentos?
Tipificação de documentos pode ser definida como o processo de identificação e classificação automatizada de documentos, conforme o tipo de cada um deles.
Ela é realizada sempre que houver necessidade de cadastro de documentos. Trata-se de uma solução, que pode contar com Inteligência Artificial, desenvolvida para receber a foto do documento, identificar o tipo de documentação enviada e puxar automaticamente todos os dados que constam nela.
A solução foi desenvolvida para identificar documentos básicos, como Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
A ferramenta também possibilita identificar e classificar outros documentos, desde que eles sejam devidamente alinhados com a equipe de suporte e atendimento da solução escolhida para ser usada na sua empresa.
Logo, a tipificação é a solução ideal para a sua empresa comprovar se o documento cadastrado é de fato aquele que foi informado.
Quais benefícios de investir na tipificação de documentos?
Segundo dados do levantamento da Serasa, as tentativas mais comuns de fraudes de identidade em 2022 estiveram associadas à:
- aberturas de contas bancárias,
- transferências de dinheiro,
- realizações de compras online,
- contratações de serviços.
Por outro lado, conforme publicação do Estadão, 65% dos brasileiros preferem abrir contas bancárias de forma online e, segundo o Globo, 61% dos brasileiros compram mais pela internet do que nas lojas físicas.
Dessa forma, toda empresa precisa estar devidamente preparada para oferecer as melhores experiências ao seu cliente bem-intencionado.
Com a tipificação de documentos, você e sua empresa terão a automatização do processo de identificação e classificação de documentos, possibilitando avaliar se o usuário de fato apresentou a documentação legítima solicitada.
Nesse caso, a sua principal vantagem é a redução dos riscos de fraude de identidade e prejuízos financeiros.
Além disso, a sua empresa terá:
- mais qualidade e consistência no seu banco de dados,
- padronização nos seus processos,
- mais produtividade para a sua equipe,
- mais agilidade no atendimento e melhores experiências para seus verdadeiros clientes.
Importante destacar que a tipificação de documentos é uma ferramenta que integra a plataforma antifraude que, por sua vez, possui outros recursos, como biometria facial, assinatura digital, prova de vida e entre outras que ajudam a potencializar a sua segurança em cadastros de usuários.
Conheça o Ellos API’s
Quer investir em tipificação de documentos e outras soluções que ajudam na detecção e no combate dos crimes de fraudes de identidade?
Conheça o Ellos API’s, a nossa ferramenta que permite que você conecte às nossas API’s e tenha acesso a diversos serviços.
O OCR API, por exemplo, é uma solução eficaz para verificação e classificação da documentação garantindo maior segurança contra golpes e fraudes.
Além da tipificação de documentos, a solução também integra o Face Match (reconhecimento facial) e o Liveness (prova de vida).
Acesse nosso site e conheça nossas soluções para potencializar a segurança e a proteção contra os crimes de fraude de identidade e também para oferecer um melhor atendimento ao seu consumidor.
(Imagens: divulgação)