Saiba tudo sobre planejamento estratégico, tático e operacional
Muitos empreendedores fracassam por deixarem de lado o planejamento estratégico, tático e operacional na hora de conduzirem seus negócios.
Conforme os dados atualizados em 29 de maio de 2023, do Painel de Empresas e Negócios, somente esse ano já foram extintas no Brasil 160.306 empresas.
Muitas vezes um planejamento prévio para definir metas e traçar caminhos poderia ter evitado boa parte desses fechamentos.
Quer saber o que é um planejamento estratégico, tático e operacional e por que você precisa deles para conduzir o seu negócio com maior segurança? Leia nosso post e confira!
O que é planejamento estratégico, tático e operacional?
Imagine que você decidiu que vai participar de uma volta de uma maratona ciclística e fez a sua inscrição para no dia previsto ir competir.
Porém, você costuma pedalar apenas nas ruas do seu bairro, nunca participou de uma competição. Então:
- não sabe como funciona ao certo uma maratona,
- desconhece as técnicas de velocidade, respiração, etc,
- não conhece o trajeto devidamente que vai seguir,
- não sabe quem são as pessoas que irão competir com você e como costumam se preparar para enfrentar o percurso com sucesso.
Essa situação pode ser comparada com abrir uma empresa sem estar devidamente preparado para enfrentar o mercado e enxergar as oportunidades que ele oferece.
Por isso, faz-se necessário o planejamento estratégico, tático e operacional. Vamos conhecê-los:
Estratégico
O planejamento estratégico consiste em identificar as oportunidades, avaliar as melhores condições e a forma para atingir o sucesso desejado.
Traçado seus objetivos, é preciso definir metas específicas e atingíveis que tenham um propósito.
Você pode também incluir no seu planejamento estratégico a visão, missão e valores da sua empresa.
Uma dica nessa hora é usar a Matriz SWOT, ferramenta que vai ajudar a apontar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, fatores que influenciam positiva e negativamente no seu negócio.
Defina também qual o seu lugar no mercado nesse momento e onde deseja chegar a curto, médio e longo prazo.
Tático
Ao abrir ou gerenciar uma empresa, é preciso saber onde você deseja chegar, quais estratégias utilizar e como fazer, por isso a importância do planejamento estratégico, tático e operacional.
Ao elaborar o planejamento tático, você vai definir detalhes das estratégias a serem implementadas
Nesse caso, também será preciso estabelecer metas e acompanhá-las no dia a dia da operação, pois o conjunto desses resultados é que levarão sua empresa a atingir os objetivos táticos e estratégicos do seu empreendimento.
A diferença é que as metas passam a ser definidas e controladas para cada ação planejada e não mais em uma visão geral dos resultados obtidos.
Operacional
Por fim, chegamos ao planejamento operacional.
Nesse caso, você já sabe o que deseja em uma visão macro, estão definidos os caminhos a serem trilhados e o que fazer para que cada uma das ações atinjam seus objetivos, faltando tão somente operacionalizá-las.
É nessa fase que se coloca em prática tudo aquilo que foi definido, desenhado e planejado e talvez nessa hora usar indicadores de processos ajude a avaliar o desempenho das tarefas.
Portanto, é preciso treinar sua equipe de trabalho, mostrando o que se deseja, como fazer e os detalhes da operação.
O fato é que, apesar de ser o último item de um planejamento, se o operacional não funcionar, todo o restante da sua estratégia não terá êxito.
Motivos para investir em planejamento estratégico, tático e operacional
Como você pôde observar, é quase que impossível um empreendedor conseguir gerir seu negócio sem a elaboração do planejamento estratégico, tático e operacional.
Afinal, o conjunto vai:
- aprimorar a gestão do seu negócio,
- alinhar todos os objetivos da sua empresa,
- antecipar futuros cenários de imprevistos e ameaças do mercado,
- possibilita conhecer a sua concorrência,
- permitir melhor uso dos recursos,
- tornar as ações mais seguras e as tomadas de decisões mais rápidas.
Agora que tal continuar a leitura e conferir 4 dicas para melhorar o gerenciamento de processos do seu negócio?
(Imagens: divulgação)