Passo a passo para criar um fluxograma de processos
O fluxograma de processos nada mais é do que um desenho que utiliza símbolos e que representa de forma simples e fácil quais as tarefas precisam ser realizadas para que se obtenha êxito e os objetivos propostos sejam atingidos.
Para isso foram criados símbolos específicos que representam ações a serem tomadas, como, por exemplo:
- início e fim de um processo,
- ações,
- decisões a serem tomadas,
- documentos a serem gerados,
- subprocessos, etc.
De acordo com Steve Jobs, empresário e fundador da Apple:
“Você não pode impor a produtividade, mas sim fornecer as ferramentas para permitir que as pessoas se transformem no seu melhor.”
O fluxograma de processos é uma excelente ferramenta para apoiar as atividades de qualquer organização, portanto, continue lendo nosso post e conheça detalhes a esse respeito!
Por que é importante criar um fluxograma de processos?
O desenvolvimento do fluxograma de processos é uma maneira inteligente de apresentar aos colaboradores como funciona o fluxo dos trabalhos, apontando:
- como um processo se inicia,
- quais as ações a serem tomadas,
- o que fazer diante de decisões que precisam ser tomadas,
- para onde encaminhar o processo após o desenvolvimento das tarefas.
Através dessas definições e de sua representação em um formato compreensível e de fácil identificação, torna-se possível:
- criar um padrão no desenvolvimento das atividades,
- diminuir os atrasos e retrabalhos,
- ganhar em produtividade,
- conhecer os objetivos a serem alcançados,
- ter clareza sobre o papel de cada um no desenvolvimento das tarefas.
3 passos para criar um fluxograma de processos
Para criar um fluxograma de processos, é necessário saber exatamente o que precisa ser feito para que determinada ação possa alcançar o resultado desejado.
Para isso, é preciso conhecer os objetivos, dificuldades, dúvidas comuns e as melhores práticas a serem desenvolvidas para que o processo ocorra com rapidez, qualidade e sem erros, portanto, será necessário que:
Identifique as etapas do processo e estabeleça relações entre elas
Todo processo possui etapas, ou seja, diversas ações que precisam ser realizadas para que os objetivos sejam alcançados.
Como exemplo, quando ocorre a entrada de um pedido em uma empresa, diversas etapas acontecem para que o cliente seja atendido:
- verificação dos dados cadastrais,
- avaliação de crédito,
- verificação da disponibilidade dos produtos solicitados,
- emissão da nota fiscal,
- separação do pedido,
- transporte da mercadoria para o destinatário.
Essas etapas precisam seguir uma sequência lógica, onde devem ser localizados pontos que podem inviabilizar o atendimento, portanto, o responsável pela ação precisa saber o que fazer e como proceder nessas situações.
Elabore tarefas para cada etapa e adicione marcadores especiais
É importante perceber que para cada etapa existem tarefas a serem realizadas, onde, em alguns casos, mais de um colaborador será envolvido.
Faz-se necessário que fique claro, através de marcadores especiais, quando o processo sai da alçada de determinado setor ou colaborador e precisa ser encaminhado para outra pessoa.
Isso significa que muitos profissionais estarão envolvidos nas atividades para que o pedido seja atendido, cada qual com decisões a serem tomadas e responsabilidades para que o processo possa fluir.
Determine qual será o fluxo do diagrama conforme os passos
Por fim, após definir todas as tarefas que fazem parte de um processo e todos os profissionais envolvidos nessas atividades, é necessário determinar qual será o fluxo das operações, ou seja, qual a ordem das atividades a serem executadas.
A partir daí, é possível “desenhar” o fluxograma de processos, quando será apresentado:
- como um processo se inicia,
- o que precisa ser feito,
- em qual momento,
- decisões a serem tomadas,
- qual o próximo passo,
- encerramento.
A partir do desenvolvimento desse documento e com o apoio de uma boa solução de workflow, todas as tarefas passam a ser realizadas com rapidez, qualidade e segurança.
Os resultados observados dizem respeito à organização das atividades, definição das responsabilidades e, especialmente, satisfação dos usuários que aguardam o retorno de suas solicitações.
Agora que você conhece mais sobre esse assunto, leia também nosso post que apresenta BPM e BPMS: qual a relação com a gestão de processos?
(Imagens: divulgação)