A tecnologia aliada ao cumprimento do princípio da eficiência na administração pública
O princípio da eficiência da administração pública é uma tarefa que exige esforço, dedicação, competência e a disponibilidade de ferramentas e tecnologias que possam apoiar esse objetivo.
De acordo com a Constituição Brasileira, a administração pública deve obedecer aos princípios básicos apresentados no seu artigo 37, ou seja:
- legalidade,
- impessoalidade,
- moralidade,
- publicidade,
- eficiência.
Esse conjunto acaba formando o que é conhecido como Princípios da Administração Pública.
Note que o quinto item apresentado diz respeito à eficiência, ou seja, a junção dos outros apresentados anteriormente.
Continue a leitura do nosso post e saiba como a tecnologia é uma grande aliada para o cumprimento da nossa Constituição, contribuindo com o princípio da eficiência na administração pública!
Qual é o princípio da eficiência na administração pública?
O princípio da eficiência na administração pública, como vimos, consiste em atender a todos os itens apresentados anteriormente e que fazem parte da nossa Constituição.
Isso significa o alcance de uma gestão pública eficiente e produtiva, onde a legislação seja atendida na sua totalidade, o respeito às pessoas faça parte do dia a dia das atividades, a moral e a ética sejam priorizados e a transparência através da publicidade seja disponibilizada ao cidadão.
Todas essas obrigações só serão alcançadas se estiverem de acordo com o princípio da eficiência, ou seja, todas as ações devem estar voltadas ao:
- alcance dos objetivos e metas,
- excelência no uso dos recursos disponíveis,
- agilidade nos processos,
- otimização das tarefas realizadas.
Para que se possa ter sucesso a esse respeito, os gestores precisam contar com ferramentas adequadas e uma equipe capacitada para o dia a dia das operações.
Barreiras para o cumprimento desse princípio
Para que o princípio da eficiência ocorra na administração pública, algumas barreiras precisam ser vencidas.
Será preciso modernizar os processos considerando a rigidez das estruturas governamentais, portanto, torna-se necessário integrar a tecnologia e automação dos processos com as exigências legais estabelecidas.
Outro ponto a ser observado está na viabilização do orçamento público, uma vez que investimentos precisam ser realizados.
A resistência às mudanças é outro fator que pode comprometer o cumprimento desse princípio, portanto, é fundamental um trabalho de conscientização e, mais do que isso, de capacitação junto aos servidores que estarão à frente das atividades.
Como as tecnologias contribuem para o cumprimento do princípio da eficiência?
O cumprimento do princípio da eficiência na administração pública está diretamente relacionado à utilização de recursos tecnológicos que possibilitem o atendimento a todos os requisitos apresentados.
Quando a administração conta com soluções como as da OSAS, consegue-se rapidamente e de maneira efetiva modernizar a administração pública.
Dentre as tecnologias utilizadas nessas soluções, o workflow possibilita que fluxos de trabalhos sejam parametrizados e processos internos automatizados, permitindo a integração entre os diversos setores.
O OCR possibilita que documentos disponíveis nos mais diversos formatos sejam transformados em arquivos editáveis, portanto, passíveis de alterações e facilitando muitas tarefas.
Além disso, estão disponíveis nas soluções da OSAS:
- certificação digital,
- assinatura eletrônica,
- reconhecimento facial,
- reconhecimento biométrico.
Por fim, o BPMN também é um módulo disponível, onde a modelagem e a notação de processos podem ser customizadas atendendo a diversos padrões e facilitando a rotina dos usuários.
Esse conjunto de tecnologias, associados a soluções que agilizam, facilitam e realizam consistências, monitoram e acompanham cada tarefa de um processo e possibilitam que o princípio da eficiência esteja presente na administração pública, atendendo as expectativas dos gestores, servidores e principalmente da população.
Se você deseja conhecer detalhes sobre as soluções da OSAS para instituições públicas, acesse nosso site e confira as diversas possibilidades existentes!
(Imagens: divulgação)