Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

abril 3, 2024

A tecnologia como aliada na otimização da comunicação interna em órgãos públicos

O assunto envolvendo comunicação interna ganha cada vez mais força nos meios empresariais e nos órgãos públicos.

Não há como se alcançar bons resultados quando os colaboradores e servidores não sabem o que fazer, como desenvolver as tarefas e quais os objetivos a serem alcançados com o desenvolvimento dos trabalhos.

Como exemplo, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), mostrou que 88% das empresas investem no desenvolvimento de ações que venham a melhorar a relação entre as equipes e seus membros.

Esses investimentos colaboram para a:

  • assertividade dos projetos,
  • ocorrência de um mesmo entendimento entre todos os setores,
  • diminuição dos erros em função de processos mal interpretados,
  • satisfação de todos os envolvidos nas tarefas.

A tecnologia entra como a principal ferramenta de apoio a comunicação interna, otimizando os processos e garantindo excelentes resultados aos órgãos públicos!

A importância de uma comunicação interna eficaz em órgãos públicos

A comunicação interna eficaz nos órgãos públicos traz grandes resultados no atendimento ao cidadão e, em especial, no bom andamento dos processos e tarefas que são realizadas no dia a dia de suas atividades.

Uma equipe capacitada e a disponibilidade de tecnologias que contribuem para que todas as atividades possam ser acompanhadas, monitoradas e auditadas facilita as operações e o alcance dos objetivos.

Como resultados, os órgãos públicos passam a contar com:

  • eficiência operacional,
  • engajamento das equipes,
  • processosrápidos e precisos.

É importante considerar que a comunicação interna de qualidade acaba refletindo na satisfação do cidadão e no sucesso da gestão pública.

Desafios na comunicação interna nos serviços públicos

Existem desafios na comunicação interna nos serviços públicos que precisam ser enfrentados para garantir qualidade e bom atendimento aos clientes internos e externos.

O primeiro deles é a falta de tempo para garantir uma comunicação eficaz, ou seja, são tantas as tarefas e compromissos que esse importante assunto acaba ficando em segundo plano.

Outro problema em alguns órgãos está associado aos processos que não são claros e bem definidos, como consequência as informações não possuem um padrão e uniformidade, portanto, são passíveis de mal entendidos, provocando confusões e transtornos.

Essas situações causam sérios problemas à rotina diária dos servidores públicos, além da demora e respostas inadequadas às demandas dos cidadãos.

Como a tecnologia otimiza a comunicação interna nesses espaços?

A adoção de ferramentas tecnológicas contribuem de maneira efetiva nos processos envolvendo a comunicação interna dos órgãos públicos.

A solução BPMN, sigla para Business Process Model and Notation, ou seja, Notação de Modelagem de Processos de Negócios, é uma espécie de fluxograma que padroniza e representa as ações a serem tomadas e a sequência a ser seguida pelos processos para que sejam concluídos com êxito.

Contar com uma ferramenta apropriada para a implementação do BPMN é o melhor caminho para criar e controlar todo o ciclo de informações de um órgão público.

Optar por uma solução como a ELLOS ECM, é assegurar a conformidade dos processos, ou seja, ter o domínio de todas as ações realizadas desde a sua entrada ou geração até o seu término.

Isso significa possuir uma ferramenta digital que proporciona:

  • todos os documentos e informações em um único local,
  • organização no fluxo de trabalho,
  • uso da inteligência artificiale a automação de tarefas para trabalhar em favor da equipe.

O fato é que a adoção da tecnologia otimiza a comunicação interna nos órgãos públicos, sendo uma necessidade premente exigida pelo cidadão e que melhora significativamente os resultados dos seus processos.

Para conhecer as soluções e tecnologias da OSAS voltadas a resolver de forma definitiva essa situação, acesse nosso site e confira detalhes!

(Imagens: divulgação)


    Newsletter

    Cadastre-se aqui para receber as novidades da OSAS

    Categorias
    Posts recentes
    LinkedIn
    WhatsApp
    Facebook

    Alameda Rio Negro, 500 - Condomínio Edifício West Towers
    19º Andar - Torre 2
    Alphaville Industrial, Barueri - SP

    R. Sergipe, 472 - Loja 1 - Boa Viagem
    Belo Horizonte - MG, 30130-170

    comercial@osas.com.br
    contato@osas.com.br

    Contato: (31) 2526-6137

    Copyright © 2023 -Todos os direitos reservados  OSAS | Desenvolvimento Web Bizz