A tecnologia como aliada na otimização da comunicação interna em órgãos públicos
O assunto envolvendo comunicação interna ganha cada vez mais força nos meios empresariais e nos órgãos públicos.
Não há como se alcançar bons resultados quando os colaboradores e servidores não sabem o que fazer, como desenvolver as tarefas e quais os objetivos a serem alcançados com o desenvolvimento dos trabalhos.
Como exemplo, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), mostrou que 88% das empresas investem no desenvolvimento de ações que venham a melhorar a relação entre as equipes e seus membros.
Esses investimentos colaboram para a:
- assertividade dos projetos,
- ocorrência de um mesmo entendimento entre todos os setores,
- diminuição dos erros em função de processos mal interpretados,
- satisfação de todos os envolvidos nas tarefas.
A tecnologia entra como a principal ferramenta de apoio a comunicação interna, otimizando os processos e garantindo excelentes resultados aos órgãos públicos!
A importância de uma comunicação interna eficaz em órgãos públicos
A comunicação interna eficaz nos órgãos públicos traz grandes resultados no atendimento ao cidadão e, em especial, no bom andamento dos processos e tarefas que são realizadas no dia a dia de suas atividades.
Uma equipe capacitada e a disponibilidade de tecnologias que contribuem para que todas as atividades possam ser acompanhadas, monitoradas e auditadas facilita as operações e o alcance dos objetivos.
Como resultados, os órgãos públicos passam a contar com:
- eficiência operacional,
- engajamento das equipes,
- processosrápidos e precisos.
É importante considerar que a comunicação interna de qualidade acaba refletindo na satisfação do cidadão e no sucesso da gestão pública.
Desafios na comunicação interna nos serviços públicos
Existem desafios na comunicação interna nos serviços públicos que precisam ser enfrentados para garantir qualidade e bom atendimento aos clientes internos e externos.
O primeiro deles é a falta de tempo para garantir uma comunicação eficaz, ou seja, são tantas as tarefas e compromissos que esse importante assunto acaba ficando em segundo plano.
Outro problema em alguns órgãos está associado aos processos que não são claros e bem definidos, como consequência as informações não possuem um padrão e uniformidade, portanto, são passíveis de mal entendidos, provocando confusões e transtornos.
Essas situações causam sérios problemas à rotina diária dos servidores públicos, além da demora e respostas inadequadas às demandas dos cidadãos.
Como a tecnologia otimiza a comunicação interna nesses espaços?
A adoção de ferramentas tecnológicas contribuem de maneira efetiva nos processos envolvendo a comunicação interna dos órgãos públicos.
A solução BPMN, sigla para Business Process Model and Notation, ou seja, Notação de Modelagem de Processos de Negócios, é uma espécie de fluxograma que padroniza e representa as ações a serem tomadas e a sequência a ser seguida pelos processos para que sejam concluídos com êxito.
Contar com uma ferramenta apropriada para a implementação do BPMN é o melhor caminho para criar e controlar todo o ciclo de informações de um órgão público.
Optar por uma solução como a ELLOS ECM, é assegurar a conformidade dos processos, ou seja, ter o domínio de todas as ações realizadas desde a sua entrada ou geração até o seu término.
Isso significa possuir uma ferramenta digital que proporciona:
- todos os documentos e informações em um único local,
- organização no fluxo de trabalho,
- uso da inteligência artificiale a automação de tarefas para trabalhar em favor da equipe.
O fato é que a adoção da tecnologia otimiza a comunicação interna nos órgãos públicos, sendo uma necessidade premente exigida pelo cidadão e que melhora significativamente os resultados dos seus processos.
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(Imagens: divulgação)