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junho 12, 2024

A tipificação de documentos no departamento pessoal

A tipificação de documentos é uma poderosa ferramenta que deve ser utilizada pelo departamento pessoal.

Trata-se de um processo de classificação que colabora de maneira efetiva com a organização dos dados, possibilitando facilidades na identificação e agilidade nos processos.

Por trás da tecnologia adotada com base em Machine Learning (ML), todo o processo de arquivamento de documentos é facilitado, uma vez que o uso de uma boa plataforma padronizada facilita as consultas e avalia detalhes que possam estar em desacordo com as práticas da empresa.

O uso dessa tecnologia possibilita a identificação dos detalhes da:

  • Carteira de Identidade (RG),
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH),
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Além desses, outros documentos também podem ser adicionados a esse processo, desde que previamente avaliados e registrados na plataforma, possibilitando as consistências e verificações quando apresentados.

Quer saber mais sobre essa possibilidade para o seu departamento pessoal? Continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!

 

A importância da gestão de documentos no departamento pessoal

Não há como atender a legislação e desenvolver uma boa gestão no departamento pessoal sem um controle efetivo dos documentos, tanto físicos como eletrônicos.

Desse modo, é preciso organizá-los de maneira a garantir o acesso às pessoas e setores que necessitam de informações para as suas atividades do dia a dia, bem como garantir a confidencialidade dos dados.

Além disso, é preciso preservar os históricos e registros de todos os colaboradores, possibilitando que decisões sejam tomadas a partir de informações confiáveis.

O gerenciamento desses documentos também permite uma redução nos custos operacionais e um ganho significativo de produtividade.

 

Como a tipificação de documentos contribui para a gestão de documentos?

Como vimos, tipificar documentos consiste em classificá-los por tipo, ou seja, torna-se possível, com o uso de uma ferramenta adequada:

  • verificar,
  • avaliar,
  • certificar,
  • comprovar.

Essa possibilidade evita que cadastros possam estar incompletos ou mesmo com documentações não relacionadas ao que foi solicitado.

Cada vez é mais comum a troca de dados e arquivos através da internet, por isso a tipificação colabora para validar os documentos remetidos através dos canais digitais.

Nesse processo, permite-se:

  • digitalizar automaticamente os documentos,
  • identificar cada tipo,
  • localizar de maneira fácil e segura aqueles que podem ser descartados,
  • elaborar medidas para controle de acesso,
  • conferir e extrair dados,
  • comprovar a veracidade dos documentos recebidos,
  • aumentar a segurança dos dados e informações arquivadas.

 

Benefícios da tipificação de documentos no departamento pessoal

Investir na tipificação de documentos no departamento pessoal traz muitos benefícios.

Evitar tentativas de fraudes e ter a certeza que os materiais apresentados estão conforme o solicitado é a primeira vantagem na adoção dessa solução.

Na sequência, o seu departamento acaba oferecendo um melhor atendimento aos setores que necessitam de informações a respeito dos colaboradores, com rapidez, eficiência e qualidade.

Além disso, também são observados:

  • padronização nos diversos processos que envolvem a documentação,
  • mais consistência e qualidade no banco de dados,
  • aumento significativo da produtividade da equipe.

As soluções desenvolvidas pela OSAS integram a tipificação de documentos com outras ferramentas que oferecem diversos recursos, como digitalização, assinatura digital e ações que ajudam a potencializar a produtividade e a segurança das informações.

Se você deseja saber mais sobre essa possibilidade, conheça a solução Ellos APIs e saiba como é viável e vantajoso transformar a gestão do departamento pessoal da sua empresa!

(Imagens: divulgação)


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