Análise de processos: qual a importância e quando realizá-la?
A análise de processos é uma ação que precisa constantemente ser praticada, afinal, mudanças acontecem e o dinamismo dos negócios obriga as empresas a estarem buscando sempre pelo seu aprimoramento.
Uma boa gestão empresarial se dá a partir de processos organizados, bem definidos e que possam ser acompanhados no dia a dia das operações.
Cada peça da engrenagem é fundamental para que o todo possa funcionar e atender aos objetivos do empreendimento.
O conjunto dessas peças ou processos precisa estar alinhado e funcionando da maneira adequada para que a máquina possa atender às diversas demandas que o mercado e a sociedade exigem.
Neste post, apresentaremos a análise de processos, sua importância e quando precisa sofrer avaliações para que o empreendimento atenda as expectativas de todos. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
Descubra a importância da análise de processos para a estratégia empresarial
A análise de processos é uma ação que tem por objetivo verificar se as atividades de cada setor estão alinhadas com os objetivos estratégicos do empreendimento, além de possibilitar um entendimento a respeito dos resultados que estão sendo alcançados.
Isso significa avaliar criteriosamente o fluxo dos trabalhos diários, quando se torna possível verificar se:
- os objetivos estratégicos estão sendo atendidos,
- as tecnologias e recursos humanos estão de acordo com o processo,
- existem formas de reduzir custos e melhorar a produtividade das tarefas,
- os problemas e dificuldades estão sendo superados,
- a qualidade das tarefas está de acordo com o desejado.
De acordo com uma pesquisa da Forbes publicada na Harvard Business Review, 70% dos colaboradores não conseguem compreender a estratégia da empresa na qual prestam os seus serviços.
Esse elevado índice pode causar grandes problemas a administração dos empreendimentos, pois é muito provável que cada funcionário esteja tentando cumprir com suas obrigações a partir daquilo que imagina ser o melhor ou o mais cômodo para o seu cotidiano.
Daí a importância da análise de processos, quando a partir dessa ação se consegue corrigir falhas e melhorar os resultados de cada setor e colaborador envolvido nas atividades.
Como a análise de processos beneficia a tomada de decisão?
A tomada de decisão ganha em qualidade a partir da análise de processos, porque a organização do fluxo das atividades permite significativa melhora nas tarefas desenvolvidas no cotidiano empresarial.
Saber o quê, quando e como realizar as tarefas, além de poder controlar cada ação de forma automatizada, permite que decisões sejam tomadas tendo por base a informação.
Por meio de ferramentas adequadas, pode-se evitar retrabalhos, eliminar erros e garantir qualidade aos processos, situação que possibilita aos gestores decisões corretas e que efetivamente tragam bons resultados ao empreendimento.
Qual o melhor momento para realizá-la?
A análise de processos, em função da dinâmica e das mudanças constantes das operações, deve ser feita de forma regular.
Uma atenção especial com relação ao assunto precisa ser tomada a partir das seguintes situações:
- mudanças no planejamento estratégico do empreendimento,
- problemas de desempenho,
- adoção de novas tecnologias,
- alterações estruturais na organização,
- novas leis, regras, normas e mudanças externas.
Como se observa, são várias as situações que levam os gestores a realizarem a análise de processos, procedimento que certamente garante a qualidade das operações, redução de custos e melhorias na produtividade.
Agora que você conhece detalhes a esse respeito, conte com as soluções da OSAS e saiba como é fácil e viável implementar e controlar os processos do seu empreendimento!
(Imagens: divulgação)