Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

junho 5, 2024

Autenticação multifator: uma poderosa aliada na segurança de dados

Um dos problemas do mundo digital diz respeito a segurança das informações, onde a autenticação multifator é o melhor caminho para impedir fraudes, golpes e falsas identificações.

Como garantir que o usuário que está solicitando um serviço ou informação é quem ele diz ser?

Infelizmente, as fraudes crescem em todo o mundo, quando pessoas tentam fazer compras a partir de cartões de terceiros ou se fazem passar por outro alguém na busca de vantagens.

Isso ocorre tanto nas operações comerciais como também junto aos órgãos públicos, visando benefícios aos quais não tem direito.

De acordo com o levantamento realizado pela publicação “Mapa da Fraude”, no ano de 2023, somente junto a lojas virtuais, ocorreram 3,7 milhões de tentativas de compras fraudulentas.

Diante dessa realidade, a autenticação multifator passa a ser indispensável, quando se pode evitar grandes prejuízos e sérios transtornos. Continue a leitura e confira detalhes!

 

O que é autenticação multifator?

A autenticação multifator tem por objetivo apresentar uma etapa de verificação e confirmação a mais do que os tradicionais login e senha.

Isso significa mais segurança, pois, caso alguém queira realizar qualquer tipo de transação se fazendo passar por outra pessoa, terá que, além de conhecer os tradicionais métodos de acesso, confirmar que se trata realmente do titular do processo em andamento.

Portanto, mesmo que ele tenha o login e a senha, precisará ainda confirmar a sua solicitação.

Caso ele não faça isso, além de ser impedido de realizar o procedimento, tanto a empresa ou instituição quanto o titular da conta receberão a informação de que uma tentativa de acesso foi realizada, então providências podem ser tomadas para evitar transtornos, como, por exemplo, a troca da senha de acesso.

 

A evolução da autenticação multifator nos últimos anos

A autenticação multifator sofreu uma grande evolução nos últimos anos.

Conhecida anteriormente como autenticação de dois fatores, acredita-se que essa ferramenta foi inventada pela AT&T na década de 1990, no entanto, a sua utilização só ganhou espaço em meados dos anos 2000.

O uso desse dispositivo de segurança ganhou força somente com o sucesso dos smartphones, quando as empresas e instituições perceberam que grandes fragilidades estavam à disposição de criminosos, especialmente pela falta de cuidado dos seus usuários.

Em 2010, o mundo sofreu com a invasão e violação de dados, ameaçando a segurança e a privacidade na internet e afetando diretamente:

  • empresas,
  • bancos,
  • pessoas físicas,
  • órgãos públicos.

Já no início de 2016, um grande movimento foi realizado nos Estados Unidos, a partir do reconhecimento da população que apenas a senha era insuficiente para garantir a segurança dos dados e a proteção de consumidores e empresas.

Atualmente, existem tecnologias que eliminam a possibilidade de fraude, pois os avanços tecnológicos impedem que processos sejam realizados por pessoas diferentes daquelas que dizem ser.

 

OSAS: soluções inovadoras e tecnológicas contra fraudes

A OSAS é um excelente exemplo a ser seguido, apresentando a melhor solução tecnológica para garantir a segurança de acesso disponibilizando a autenticação multifator em suas plataformas.

Além disso, a Osas possui em sua carteira de produtos o reconhecimento facial e biométrico, uma tecnologia que exige do usuário uma prova viva a seu respeito, e que pode ser utilizada no processo de autenticação bem como no onboarding digital.

Como exemplo, uma empresa ou órgão pode, a partir do armazenamento de uma foto do CNH ou RG, solicitar em um processo digital uma selfie, onde seja possível verificar se as imagens são da mesma pessoa.

Mais do que isso, o aplicativo pode realizar em tempo real uma conferência através de vídeo onde seja pedido ao usuário que pisque, sorria ou movimente a cabeça para algum dos lados, verificando e comprovando que não se trata apenas de uma imagem, como uma fotografia, mas sim da presença do usuário no exato momento da sua solicitação.

Essa simples ação evita prejuízos aos usuários e grandes transtornos para as empresas e órgãos públicos que oferecem soluções digitais.

Deseja conhecer mais? Acesse nosso site e avalie nossas soluções, a OSAS está preparada para atender a sua demanda e oferecer segurança às suas operações!

(Imagens: divulgação)


    Newsletter

    Cadastre-se aqui para receber as novidades da OSAS

    Categorias
    Posts recentes
    LinkedIn
    WhatsApp
    Facebook

    Alameda Rio Negro, 500 - Condomínio Edifício West Towers
    19º Andar - Torre 2
    Alphaville Industrial, Barueri - SP

    R. Sergipe, 472 - Loja 1 - Boa Viagem
    Belo Horizonte - MG, 30130-170

    comercial@osas.com.br
    contato@osas.com.br

    Contato: (31) 2526-6137

    Copyright © 2023 -Todos os direitos reservados  OSAS | Desenvolvimento Web Bizz