BPM e BPMS: qual a relação com a gestão de processos?
Talvez você já tenha ouvido falar em BPM e BPMS e o quanto essas duas siglas são importantes para que a gestão de processos da sua empresa funcione da maneira adequada.
Para entendermos a esse respeito é importante reconhecer que todas as atividades desenvolvidas possuem processos, portanto:
- início,
- meio,
- fim.
Mesmo que não avaliadas e estruturadas para que os resultados sejam os melhores possíveis, elas são desenvolvidas para que determinada ação aconteça.
Tomando por exemplo a entrada de um pedido em sua empresa, você sabe qual o caminho que ele toma desde a sua chegada até o momento em que as mercadorias são entregues ao cliente?
O conjunto dessas ações fazem parte de um processo, ou seja, são todas as tarefas realizadas para que o pedido seja atendido e o cliente esteja satisfeito com a compra.
O BPM e BPMS são colaboradores fundamentais para que essas ações sejam realizadas da melhor forma possível e para que os resultados sejam alcançados. Continue lendo nosso post e saiba mais sobre esse importante assunto!
Existe diferença entre BPM e BPMS?
Sim! Existe diferença entre BPM e BPMS, no entanto, as duas siglas são fundamentais para o sucesso das operações das empresas e organizações, independente do segmento em que atuem.
O que é BPM?
BPM é a sigla para Business Process Management, ou seja, Gestão de Processo de Negócio.
Trata-se de um conjunto de práticas que tem por base o conhecimento e que servem para que as ações de sua empresa ocorram com qualidade e atinjam os objetivos desejados.
Basicamente, trata-se da adoção das melhores práticas do mercado para que todas as tarefas sejam cumpridas atendendo aos seguintes requisitos:
- agilidade,
- clareza,
- objetividade,
- qualidade,
- resultados.
A implantação de uma boa gestão de processo, ou seja, um BPM atende com qualidade a todos os envolvidos e gera, além da organização, a satisfação dos resultados obtidos.
O que é BPMS?
A diferença entre o BPM e BPMS é que a segunda sigla é um sistema para que a Gestão de Processo de Negócio funcione adequadamente.
Daí então a letra “S”, significando System.
Trata-se, portanto, de uma tecnologia (software) que apoia e automatiza toda a operação no fluxo das ações desenvolvidas por sua empresa.
Através dessa ferramenta, o fluxo operacional do exemplo apresentado, ou seja, a entrada de um pedido, passa a ser controlado pelo sistema, onde todas as tarefas precisam ser concretizadas para que o processo possa passar para a próxima fase.
Qual a relação com a gestão de processos?
O BPM e BPMS, quando implantados com qualidade, colaboram para o sucesso das operações, pois possibilitam que sua empresa trabalhe com:
- integração – todos os colaboradores conhecem o status de cada atividade,
- rapidez – sabe-se exatamente o que precisa ser feito para que ela avance,
- redução de custos – economia com impressões e eliminação do retrabalho,
- diminuição de erros – não existem esquecimentos ou omissões de processos,
- padronização – as ações são sempre realizadas obedecendo a critérios pré-estabelecidos,
- resultados – a atividade não é encerrada enquanto o processo não está completo.
A definição do BPM e a utilização do BPMS possibilitam que todas as atividades sejam automatizadas, ou seja, controladas e apoiadas por uma ferramenta digital que facilita todos os trabalhos.
Se a sua empresa ainda não adota essas siglas no dia a dia da operação, é importante conhecê-las melhor.
Para isso, vale a pena acessar o site da OSAS e compreender de que forma o seu empreendimento pode contar com excelentes soluções para a otimização de processos e gestão de documentos!
(Imagens: divulgação)