Como ter conformidade de SLA em empresas SaaS?
O SLA, sigla do termo inglês Service Level Agreement, é também conhecido no Brasil como Acordo de Nível de Serviço (ANS).
Esse documento apresenta detalhes da forma de atendimento, especialmente nos relacionamentos entre empresas que fornecem soluções SaaS e seus contratantes, ou seja, é um contrato com regras bem definidas.
As soluções SaaS (Software as a Service) são aquelas oferecidas ao mercado como um serviço, ou seja, disponibilizadas via internet sem que a contratante tenha que adquirir o produto.
A empresa cobra mensalmente determinado valor, oferecendo a sua solução de acordo com as normas estabelecidas no acordo assinado, onde são definidos:
● resultados a serem obtidos,
● tempo da execução das atividades a serem desenvolvidas,
● ferramentas a serem utilizadas,
● responsabilidades,
● qualidade dos serviços entregues.
Neste post, apresentaremos como garantir a conformidade de SLA em empresas SaaS. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
A importância de SLA tanto para o contratante quanto para o contratado
As soluções SaaS crescem em todo o mundo, o que faz com que o SLA seja de fundamental importância tanto para empresas que oferecem os serviços como para aquelas que o contratam.
Segundo um estudo realizado pela Fortune Business Insights, o mercado de SaaS alcançou US$ 130,39 bilhões no ano de 2021 em todo o mundo.
O relatório estima que no ano de 2028 serão atingidos resultados na ordem de US$ 716,52 bilhões.
Esses impressionantes números demonstram o quanto é necessário trabalhar e desenvolver ações que venham a garantir a conformidade de SLA aos serviços prestados.
Para o contratante, um bom acordo garante serviços de qualidade e que atendem as expectativas e necessidades da empresa, já para quem oferece os serviços é uma forma de apresentar os seus diferenciais, além de estabelecer limites e definir responsabilidades a respeito.
Como aumentar metas de conformidade de SLA no seu negócio SaaS
Empresas SaaS que se dispõem a aumentar metas de conformidade de SLA demonstram confiança e são vistas como diferenciadas.
No entanto, é necessário avaliar criteriosamente as metas estabelecidas, pois algumas podem fugir completamente ao controle, especialmente se dependem de terceiros ou em situações críticas na empresa contratante. Para isso, sua empresa precisa:
Monitorar serviços/APIs de terceiros
Conforme mencionado, é preciso monitorar serviços e APIs de terceiros, verificando resultados e performance que essas soluções podem causar no projeto.
Não há como desconsiderar esse assunto, sob pena de sua empresa não atender às exigências de SLA em função de situações que, em muitos casos, precisam de ajustes e envolvimentos de terceiros.
Identificar transações
Muitas das transações comerciais efetuadas pelos clientes podem ser críticas e comprometer os resultados.
São casos que envolvem tarefas como:
● login para acessos a plataformas,
● adição e edição de dados,
● envio de imagens,
● ordens de processo, etc.
Diante disso, é importante avaliar as soluções que fazem parte do dia a dia das empresas contratantes das suas soluções SaaS e preferencialmente contar com aquelas que estão comprometidas em colaborar para que os processos digitais ocorram com qualidade e rapidez.
Definir benchmarks
O benchmarking é o resultado de um estudo a respeito das melhores práticas a serem adotadas por uma empresa em seu segmento, trata-se, então, de uma referência.
Criar métricas baseado nessas possibilidades de desempenho é uma excelente maneira de verificar a conformidade de SLA, onde devem ser verificados:
● tempo de resposta,
● taxa de erros,
● utilização de recursos.
Para isso, é fundamental contar com uma solução de monitoramento que possa realizar essas medidas.
Agora que você sabe mais sobre como ter conformidade de SLA em empresas SaaS, conheça a OSAS e suas soluções em nuvem que garantem performance e qualidade!
(Imagens: divulgação)