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junho 19, 2024

Conheça a versatilidade do onboarding digital personalizado da OSAS

O onboarding digital é uma abordagem de transformação, especialmente voltada para a integração de novos cadastros e que impacta na experiência e satisfação do cliente.

A era digital e a globalização transformaram o mercado de trabalho, a forma de contratação de talentos, de produtos e serviços.

Desse modo, o comportamento do consumidor, a agilidade e a eficiência se tornaram moedas preciosas para se manter competitivo e fidelizar clientes.

Como as tecnologias (máquinas e sistemas) são altamente dinâmicas, as demandas do mercado e as necessidades do consumidor seguem em constante mudança comportamental.

Essa realidade tem levado gestores antenados a conceber a transformação digital não como um investimento concluído, mas como um processo permanente de evolução para se manter competitivo e atender as necessidades do seu consumidor.

Nesse sentido, o onboarding digital surge como uma ferramenta de impacto para uma experiência positiva, tanto na gestão de pessoas quanto na de clientes de uma empresa.

Ficou interessado em saber mais sobre a ferramenta? Continue a leitura e confira!

O onboarding digital

A tradução literal da palavra “onboarding” significa integração. O termo também pode ser interpretado como embarcar ou trazer a bordo.

O conceito surgiu nos anos de 1970, quando gestores começaram a perceber que apenas o treinamento “on the job”, aquele que é oferecido pela empresa no ambiente de trabalho, não era suficiente para orientar e engajar os novos contratados.

A proposta era buscar meios para receber o novo colaborador de forma mais humanizada e eficiente, para ajudá-lo a ficar mais familiarizado com a marca, equipe, missão e com os valores da empresa.

Com o sucesso da abordagem, a prática se estendeu além da gestão de pessoas e as empresas passaram a aplicar o onboarding de clientes, uma prática voltada especialmente para receber, integrar e promover a ambientação do seu consumidor.

Especialmente falando do onboarding digital, podemos dizer que se trata de uma ferramenta inteligente e segura para receber, incorporar, formalizar e aprovar documentos e informações de novos cadastros de clientes e consumidores, bem como a padronização e automação dos processos.

Ou seja, é a aplicação de tecnologias que oferecem um maior nível de automatização na gestão das informações, oferecendo mais agilidade ao processo, segurança na operação e satisfação ao cliente.

Para quais empresas o onboarding digital é recomendado

Fato é que o consumidor espera eficiência e agilidade na aquisição de qualquer produto ou serviço. Por isso, processos cadastrais burocráticos e lentos levam a desistência na hora da compra.

Por outro lado, o setor bancário, por exemplo, está entre os mais visados nas tentativas de golpes, que vão desde a abertura de contas laranjas até a falsificação por biometria facial.

O e-commerce também está na mira dos criminosos.

Segundo o portal Consumidor Moderno, somente em 2023, no Brasil, aconteceram 3,7 milhões de tentativas de fraude, que somadas chegam a R$3,5 bilhões.

O onboarding digital vem oferecer a possibilidade da automação e padronização dos processos, permitindo funcionalidades conforme a demanda da empresa ou da área que utilizará a ferramenta, como, por exemplo:

  • confirmar a identidade do cadastrado, via reconhecimento facial,
  • validar automaticamente documentos,
  • realizar prova de vida,
  • possibilitar assinatura eletrônica,
  • efetuar quiz antifraude.

Logo, como o onboarding digital é baseado no uso de tecnologias que garantem maior índice de automatização na gestão dos dados que envolvem a abertura de um novo cadastro, a solução deve ser usada por todas as empresas de todos os portes que visam agilidade e segurança dos processos.

As vantagens de personalizar o seu onboarding digital com a OSAS

A OSAS possibilita que a sua empresa personalize o seu onboarding digital conforme o perfil do seu cliente e também segundo a demanda da empresa ou setor onde a ferramenta será utilizada.

No cenário bancário, por exemplo, o onboarding digital pode incluir desde os processos de aquisição de um consumidor até a validação de dados, ou mesmo o reconhecimento facial, para garantir a segurança e evitar fraudes.

Você também poderá personalizar o onboarding digital para receber e integrar um novo talento na empresa, um novo aluno na escola, hóspedes e, claro, seus clientes.

A plataforma Ellos ECM, por exemplo, é a ferramenta ideal para garantir a personalização, agilidade e segurança nos seus processos, otimizar o seu negócio e oferecer a melhor experiência ao seu público.

Acesse nosso site para conhecer a solução Ellos ECM e outras ferramentas pensadas exclusivamente para a sua empresa estar inserida no processo contínuo de transformação digital.

(Imagens: divulgação)


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