Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

outubro 4, 2023

Desafios e tendências na transformação digital na administração pública

A transformação digital na administração pública veio para desburocratizar os processos operacionais internos, agilizar o atendimento à população, conectar os cidadãos e garantir melhorias nos serviços prestados.

Segundo matéria publicada na CNN Brasil, 149 milhões de pessoas se conectam à internet, sendo que 142 milhões acessam diariamente ou quase todos os dias.

Com mais de 80% da população conectada, a sociedade prioriza processos ágeis e as administrações buscam focar no usuário e na eficiência dos serviços públicos.

Na esfera federal, a Lei nº 14.129, que entrou em vigor em agosto de 2021, fortalece a construção de um governo 100% digital.

Entre suas diretrizes, a lei estabelece a desburocratização, modernização, fortalecimento e simplificação da relação do poder público com a população, por meio de serviços digitais, acessíveis.

A transformação digital no setor público deixou de ser uma tendência e passou a se apresentar como uma urgente necessidade, porém, ainda existem muitos desafios a serem vencidos pelas administrações federais, estaduais e municipais.

Continue lendo e confira!

Por que a transformação digital no Brasil é ainda um desafio?

Conforme o GovTech Maturity Index 2022, o Brasil está em segundo lugar no ranking do Banco Mundial entre as nações com maior maturidade em governo digital, entre 198 países avaliados.

Quando se fala em maturidade em governo digital, refere-se ao estágio que o conhecimento e a aplicação das tecnologias digitais alcançou em uma nação, ou seja, é a capacidade que o país já tem de estabelecer uma visão e um planejamento e executá-los com efetividade.

Apesar da privilegiada posição que o Brasil ocupa, a transformação digital em nosso país ainda é um desafio, pois muitos estados e municípios ainda não conseguiram automatizar e integrar os seus processos, situação que só será resolvida a partir de ações como:

  • estudo e planejamento para a implantação de estratégias digitais
  • adoção de soluções integradas que atendam a demanda da administração pública,
  • capacitação dos servidores públicos,
  • atualização e manutenção constante dos serviços digitais oferecidos à população e que atendem as rotinas internas das diversas operações.

Como a implementação de tecnologias pode impactar a administração pública?

Um dos principais impactos da transformação digital na administração pública é a melhoria tanto na qualidade dos processos como nos serviços prestados.

Por outro lado, a falta dela é certeza de morosidade nos procedimentos, insatisfação dos servidores e baixa qualidade no atendimento ao cidadão.

A partir do uso de tecnologias digitais ocorre a desburocratização dos processos, possibilitando agilidade, precisão e tomadas de decisões baseados em informações corretas e de qualidade.

Além disso, torna-se possível facilitar e agilizar o fluxo de tarefas de cada setor e dos servidores envolvidos nos diversos processos de um órgão público, a partir da implementação de ferramentas que oferecem:

  • gerenciamento eletrônico de documentos,
  • workflow,
  • integração de sistemas,
  • pesquisas avançadas de conteúdos,
  • validações automáticas de cadastros,
  • digitalização de documentos,
  • tratamento de imagens,
  • armazenamento de dados em nuvem,
  • validação e classificação de documentos, etc.

Transformação digital: principais tendências esperadas para os próximos anos

Os próximos anos prometem muitos avanços na transformação digital, onde o cidadão poderá, a partir de sua residência ou de qualquer local, buscar informações, fazer consultas e solicitar serviços com rapidez e conforto.

O sucesso desses processos estão diretamente associados a ferramentas digitais de qualidade que possibilita à administração pública a oferta dos seguintes serviços:

  • portal de serviços para o cidadão e sociedade,
  • segurança e gestão de documentos e dados,
  • tomada de decisão dos gestores a partir de informações confiáveis,
  • computação em nuvem,
  • monitoramento e controle das tarefas exercidas pelos servidores, facilitando os processos e garantindo assertividade nos trabalhos realizados.

O Brasil é um país reconhecido internacionalmente pelo uso da tecnologia nos mais variados setores da atividade humana e na administração pública a situação não é diferente.

Diante dessa realidade, vale a pena conhecer detalhes que a solução ELLOS ECM oferece a empreendimentos públicos e privados distribuídos por todo o país. A OSAS está pronta para colaborar com o seu projeto e ajudar na transformação digital da sua instituição!

Imagens: divulgação)


    Newsletter

    Cadastre-se aqui para receber as novidades da OSAS

    Categorias
    Posts recentes
    LinkedIn
    WhatsApp
    Facebook

    Alameda Rio Negro, 500 - Condomínio Edifício West Towers
    19º Andar - Torre 2
    Alphaville Industrial, Barueri - SP

    R. Sergipe, 472 - Loja 1 - Boa Viagem
    Belo Horizonte - MG, 30130-170

    comercial@osas.com.br
    contato@osas.com.br

    Contato: (31) 2526-6137

    Copyright © 2023 -Todos os direitos reservados  OSAS | Desenvolvimento Web Bizz