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outubro 31, 2023

Descubra como fazer a análise SWOT na sua empresa

A análise SWOT ou em sua versão em português: FOFA, é um método de planejamento estratégico, envolvendo avaliação de cenários para a tomada de decisão.

A sigla inglesa SWOT, diz respeito a:

  • S – strengths (forças),
  • W – weaknesses (fraquezas),
  • O – opportunities (oportunidades),
  • T – threats (ameaças).

Esse método foi criado por Albert Humphrey na década de 1960 e continua fazendo sucesso até agora, uma vez que pode ser facilmente adaptado a diversas operações e segmentos, em função da sua rápida aplicação e entrega de resultados efetivos.

Um ponto interessante e que motiva muitos profissionais a utilizar essa metodologia, é que ela atende tanto a pequenos negócios, como também a grandes multinacionais.

Neste post, apresentaremos a análise SWOT e de que maneira ela pode ser implementada em sua empresa. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!

Entenda como aplicar a análise SWOT em 5 passos

A análise SWOT pode ser aplicada a partir de 5 passos que possibilitarão uma ampla visão a respeito da empresa, setor ou qualquer empreendimento que esteja sendo investigado, possibilitando tomadas de decisões assertivas e ótimos resultados para as operações. Vamos conhecê-las:

Pense nos fatores internos

O primeiro passo da análise SWOT está em se observar atentamente todos os fatores internos de uma organização, ou seja, todas as atividades que você pode controlar.

Forças ou pontos fortes

Nesse momento, é importante avaliar o que a sua empresa possui de diferencial e faz com que esteja à frente da concorrência, ou seja, quais são as forças ou pontos fortes de sua organização.

Para isso, é preciso avaliar os produtos, serviços e atividades que o seu negócio oferece e que chamam a atenção positivamente.

Fraquezas ou pontos fracos

A análise dos fatores internos também deverá apresentar as fraquezas ou pontos fracos da sua organização.

Isso significa avaliar o que sua empresa faz que não agrada ao mercado e tentar responder porque os consumidores preferem os concorrentes do que comprar os produtos e serviços do seu empreendimento.

Avalie os fatores externos

Terminada a primeira etapa, é hora de uma avaliação sobre os fatores externos, aqueles que você não tem como controlar, mas, existem e precisam ser estudados:

Oportunidades

As oportunidades surgem a partir de situações normalmente não previstas ou que ocorrem sem que sua empresa possua o controle da situação, mas que tragam bons resultados para a operação, como, por exemplo:

  • política econômica do governo que favoreça o seu negócio,
  • leis que tragam vantagens para a operação,
  • aumento do consumo de algum produto oferecido pela sua empresa,
  • interesse de alguma empresa em desenvolver uma parceria, etc.

Ameaças

As ameaças têm o efeito contrário das oportunidades em uma análise SWOT, pois apresentam situações que possam comprometer ou prejudicar a operação do seu negócio:

  • catástrofe natural,
  • escassez de mão de obra,
  • entrada de novos concorrentes no mercado,
  • leis que dificultam a operação, etc.

Faça brainstorming com a equipe

Ninguém melhor do que a sua equipe para colaborar com o levantamento das duas etapas elencadas até aqui.

Para isso, faça um brainstorming, ou seja, reúna o pessoal envolvido diretamente na operação e organize todas as informações apresentadas em uma análise SWOT.

Aprimore os resultados do brainstorming

A partir de todo o conteúdo levantado na fase do brainstorming, é hora de aprimorar os resultados.

Evidencie os comentários e ideias que sejam concretas e apoiadas em fatos e elimine os chamados “achismos”, reunindo em um documento organizado todos os pontos apresentados.

Analise e planeje a ação

Por fim, como última etapa da análise SWOT, é hora de analisar com cuidado cada assunto apresentado, buscar por soluções e ações que possam corrigir as falhas, aumentar o potencial dos negócios, aproveitar as boas oportunidades e minimizar os problemas.

De uma maneira simples, organizada e fácil de ser realizada, é perfeitamente possível desenvolver um planejamento estratégico de alta qualidade.

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, aproveite para entender por que a tomada de decisão apoiada na análise de dados é importante?

(Imagens: divulgação)


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