Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

agosto 9, 2023

Entenda tudo sobre a digitalização de documentos em órgãos públicos

Não existem dúvidas que a digitalização de documentos é um passo indispensável para a gestão pública que deseja desburocratizar processos, reduzir custos e oferecer melhor atendimento ao cidadão.

Seja no âmbito municipal, estadual ou federal, digitalizar é o primeiro passo para otimizar a rotina dos setores, oferecer um serviço de mais qualidade ao cidadão e adotar práticas sustentáveis no governo.

Nesse sentido, o Decreto Federal n° 10.278, de 18 de março de 2020, representou um importantíssimo marco na desburocratização dos processos e na otimização da rotina de trabalho e atendimento em órgãos públicos e privados, regulamentando normas e dando as diretrizes para que a elaboração e o arquivamento dos documentos digitalizados tenham efeitos legais.

O decreto elimina a preocupação que muitas gestões tinham de digitalizar seus documentos e ainda precisarem mantê-los armazenados fisicamente para efeitos jurídicos e confirma os impactos e a necessidade da transformação digital nas organizações.

Continue a leitura e entenda tudo sobre os impactos e as diretrizes da digitalização dos documentos nos setores públicos.

O impacto da digitalização de documentos em órgãos públicos

Além de representar modernidade e promover a sustentabilidade, a digitalização de documentos em órgãos públicos:

  • gera economia aos cofres,
  • oferece maior segurança no armazenamento de dados,
  • desburocratiza o atendimento,
  • garante mais agilidade e qualidade ao serviço.

Conforme publicação no portal do Instituto Tellus, analisando pela ótica da eficiência dos processos, a digitalização de documentos em órgãos públicos reduz em até 97% os custos para o governo.

Fato é que a digitalização otimiza toda a rotina de trabalho e de atendimento, já que elimina a necessidade de impressão de papéis e de coleta de assinaturas, permitindo inclusive que o colaborador possa acessar e editar as informações de uma ficha, por exemplo, de forma online a qualquer momento.

Também elimina a necessidade de um arquivo físico e a preocupação com a segurança do armazenamento dos documentos.

Falando em segurança das informações, com a digitalização ela passa a ficar redobrada, já ela conta com um sistema de armazenamento das informações na nuvem e somente pessoas autorizadas por meio de códigos ou senhas poderão acessá-las.

Por vezes, a digitalização também vai evitar que o cidadão precise se deslocar até o órgão, ficar aguardando em filas para emitir um documento que ele mesmo poderia gerar, a partir de uma chave de acesso.

Quais as diretrizes da digitalização de documentos públicos?

Como já falamos, antes do Decreto 10.278 de 2020, as organizações públicas e privadas precisavam guardar as versões originais dos documentos digitalizados, para que os mesmos tivessem efeito legal.

O decreto que ficou conhecido como Lei da Digitalização de Documentos regulamenta as técnicas e os critérios para a elaboração e armazenamento da digitalização dos documentos, visando promover a desburocratização nos setores públicos e privados e permitir que os mesmos tenham valores legais.

Para a validade jurídica da digitalização dos documentos, a lei prevê que o documento deve ser assinado digitalmente com certificado digital ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

A empresa precisa seguir padrões técnicos mínimos exigidos para a digitalização e o documento deve conter informações estruturadas como: autor, título e tipo documental, data e local da digitalização, identificador do documento digital, responsável pela digitalização, título, hash (chekcsum) da imagem.

Essa lei estabelece também que os equipamentos e sistemas usados para o procedimento de digitalização dos documentos devem:

  • assegurar a integridade e confiabilidade do documento digitalizado,
  • permitir a rastreabilidade e auditabilidade dos procedimentos empregados,
  • confidencialidade dos documentos,
  • transparência e segurança na integração entre os programas de comunicação,
  • garantir qualidade na imagem, da legibilidade e do uso do documento digitalizado.

Digitalização é com o Ellos SCAN

Se o seu empreendimento busca por digitalização, é importante conhecer o Ellos SCAN, uma solução da OSAS onde é possível:

  • reconhecer e extrair conteúdos de imagem,
  • digitalizar documentos com alta qualidade,
  • gerar arquivos de formatos variados,
  • aplicar assinatura digital.

Além disso, o Ellos SCAN permite a integração com multifuncionais e scanners. Além disso, faz a correção automática e o tratamento avançado de imagens.

Agora que você sabe mais a respeito da digitalização de documentos, conheça com detalhes nossa solução!

(Imagens: divulgação)


    Newsletter

    Cadastre-se aqui para receber as novidades da OSAS

    Categorias
    Posts recentes
    LinkedIn
    WhatsApp
    Facebook

    Alameda Rio Negro, 500 - Condomínio Edifício West Towers
    19º Andar - Torre 2
    Alphaville Industrial, Barueri - SP

    R. Sergipe, 472 - Loja 1 - Boa Viagem
    Belo Horizonte - MG, 30130-170

    comercial@osas.com.br
    contato@osas.com.br

    Contato: (31) 2526-6137

    Copyright © 2023 -Todos os direitos reservados  OSAS | Desenvolvimento Web Bizz