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abril 26, 2023

5 tendências tecnológicas para a gestão pública

A gestão pública não para de se modernizar, utilizando os recursos tecnológicos como ferramentas para servir o cidadão e organizar de maneira transparente as suas ações.

A partir da adoção dessas soluções, são visíveis resultados, como:

  • processos organizados e eficientes,
  • diminuição significativa dos erros,
  • agilidade no atendimento,
  • satisfação daqueles que buscam por serviços e informações.

De acordo com a empresa de consultoria Gartner Group, os gastos governamentais com tecnologia em todo o mundo devem chegar a US$ 588,9 bilhões no ano de 2023, um aumento de 6,8% quando comparado ao ano anterior.

Isso ocorre em um momento que cada vez mais o cidadão exige rapidez, eficiência e facilidades para obter informações e interagir com o poder público na busca de soluções para as suas necessidades.

Neste post, apresentaremos as 5 tendências tecnológicas da gestão pública que vem recebendo a atenção e ganhando prioridade desse setor na atualidade. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!

Tendências tecnológicas para aplicação na gestão pública

De todas as soluções tecnológicas que estão sendo avaliadas e adotadas por muitas instituições públicas, 5 delas ganham destaque:

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial atualmente já é utilizado para desbloquear aparelhos celulares e está presente na vida das pessoas.

Essa tecnologia, que em suas primeiras versões apresentava problemas e não era considerada segura, ganhou espaço e hoje é utilizada como um aliado do policiamento, identificando criminosos e colaborando para garantir a segurança de ambientes, como:

  • shopping centers,
  • aeroportos,
  • rodoviárias,
  • shows,
  • ruas de grande movimentação, etc.

Também pode ser utilizada para a realização de login em sistemas e como senha para a abertura de portas e acesso a locais reservados apenas a pessoas autorizadas.

Tecnologias de Inovação e Comunicações (TICs)

Otimizar a comunicação entre o cidadão e o setor público é uma das missões que vem se expandindo em todo o mundo e especialmente no Brasil.

Através de soluções tecnológicas é possível facilitar o acesso das pessoas as informações, por meio:

  • presencial,
  • sites e chatbots,
  • telefonia,
  • WhatsApp,
  • e-mail,
  • redes sociais, etc.

Todos esses canais podem ser controlados a partir de sistemas inteligentes que colaboram no armazenamento de históricos e facilitam os processos para o cidadão e para o servidor público que faz os atendimentos.

Trabalho remoto em órgãos públicos

Assim como aconteceu no setor privado, a gestão pública também passou a contar com servidores que atuam a partir de suas residências.

Isso significa um avanço dos trabalhos remotos, especialmente nas atividades que possam ser realizadas sem a necessidade da presença física, contando com a internet e com sistemas que possam ser acessados a partir de qualquer ambiente, desde que preenchidos os requisitos de segurança.

Acesso aos serviços digitais com login único

O Governo Federal oferece uma solução tecnológica que colabora efetivamente na gestão pública e no acesso à informação.

Trata-se do portal Gov.br, onde qualquer cidadão tem acesso a centenas de serviços digitais a partir de um login único, ou seja, um mesmo usuário e senha para as mais variadas consultas.

Essa tendência já é percebida nos sites de muitos estados e de municípios em todo o Brasil.

Expansão dos serviços públicos via aplicativo

Por fim, outra tendência tecnológica na gestão pública está na expansão dos serviços através dos aplicativos.

Essa ação, possibilita que a partir do celular, tablet, computador ou notebook, o cidadão possa ter acesso aos mais diversos serviços sem precisar sair de sua casa.

Além disso, muitos órgãos públicos possibilitam o contato através do que é conhecido como omnichannel, o que significa possibilitar que o cidadão se comunique através do canal digital que lhe seja mais viável.

Independente do meio utilizado para registrar a sua mensagem ou solicitação, todos os conteúdos são unificados e armazenados em apenas um banco de dados, situação que facilita o trabalho dos servidores e permite qualidade na prestação dos serviços.

Como se observa, a gestão pública cada vez mais utiliza a tecnologia para melhorar os serviços e oferecer conforto aos seus cidadãos.

Agora que você sabe mais sobre esse assunto, leia também nosso post que apresenta o que é a hiperautomação!

(Imagens: divulgação)


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