Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

março 15, 2023

Low-code: tire suas dúvidas sobre esse conceito tão importante

Low-code é um conceito que veio para garantir mais agilidade e eficiência no processo de desenvolvimento de aplicações.

Quem trabalha com desenvolvimento já observou, muito provavelmente mais de uma vez, a alta taxa de repetição das linhas de código, ou até mesmo se atrapalhou com instruções que pareciam ser óbvias demais para serem orientadas.

Todo esse processo exige mais tempo do profissional e consequentemente encarece o projeto.

O low-code é uma revolução na linguagem de programação, oferecendo componentes prontos para serem utilizados no desenvolvimento de projetos e, simultaneamente, permite a customização e a criação de novos elementos, caso sejam necessários.

Quer conhecer mais de perto esse novo conceito que revolucionou o mundo dos desenvolvedores e a gestão de TI? Continue a leitura.

O que é low-code?

Low-code é uma plataforma que permite que o engenheiro ou desenvolvedor crie um programa usando o número mínimo de código possível.

Conhecida também como Low Code Development Platform, ou plataforma de low-code (LCPD), trata-se de uma técnica de desenvolvimento de softwares que oferece ferramentas de modelagem visual, diferentes das conhecidas linhas de código.

A revolução do conceito está em oferecer:

  • uma interface mais intuitiva,
  • botões de atalho,
  • módulos pré-configurados,
  • mecanismos para arrastar e posicionar os elementos na tela.

Caso você esteja com dificuldades para visualizar o funcionamento da LCPD, os usuários fazem uma analogia comparando esse novo conceito de desenvolvimento com o tradicional brinquedo Lego, claro que em versão totalmente inovadora e digitalizada.

Você se depara com várias soluções prontas que tornam o processo mais intuitivo e ajudam a acelerar o desenvolvimento de diversos projetos.

Segundo uma publicação da Exame, até 2024, já no próximo ano, 75% dos softwares serão baseados no conceito low-code.

Quais os benefícios do low-code?

Um dos principais benefícios do low-code é que a abordagem pode ser usada tanto para o desenvolvimento de aplicações simples como as mais complexas, sem a necessidade da codificação em diversas linguagens de programação, como era exigido nos moldes tradicionais de criação de projetos (para atender infraestrutura, back e front-end).

Além disso, a plataforma também garante:

Agilidade

Segundo um estudo realizado pela Software, uma empresa de análise de performance, um desenvolvedor passa em média apenas 52 minutos por dia programando, em especial no Brasil, esse tempo aumenta para 56 minutos.

Isso acontece porque boa parte do trabalho do desenvolvedor envolve pesquisa e a outra depurar bugs e documentar códigos, além, é claro, do planejamento.

Uma das vantagens é o melhor aproveitamento do tempo e mais agilidade no desenvolvimento das aplicações, com módulos pré-configurados, blocos de construção, encaixes sugeridos, botões de atalhos, mecanismos para arrastar e posicionar os elementos na tela.

Com o low-code, é possível criar aplicações de forma rápida, com redução de 80% a 90% do tempo. Isso se dá pelo fato de não ser necessário programação para criar aplicativos, já que todos os processos são guiados por modelos, formulários, gráficos e outras ferramentas.

Os softwares ainda permitem mudanças rápidas em aplicações já necessárias, tornando as manutenções muito mais facilitadas e simples.

Integração e personalização

Os softwares low-code ainda permitem a integração com outras ferramentas, como banco de dados e APIs.

Também é possível fazer personalizações de acordo com as necessidades e desejos dos clientes, possibilitando a melhoria contínua dos processos e mais praticidade para os colaboradores.

Tudo isso de forma ágil, sem envolver códigos ou programações.

Flexibilidade

Flexibilidade é outro benefício do low-code.

Por ser um sistema com elementos pré-moldados e de encaixes, caso haja necessidade de alteração ou mudança, fica mais fácil e simples remover os módulos antigos e substituí-los por alternativas mais viáveis para incrementar o software e atender a necessidade atual do seu cliente ou da sua empresa.

Essa flexibilidade também é permitida nas criações realizadas em editores.

O sistema low-code ainda oferece escalabilidade, permitindo que os aplicativos sejam criados e usados considerando as necessidades do negócio.

Aumento da produtividade

Como consequência direta de todos os pontos acima, há um aumento considerável na produtividade dos desenvolvedores.

A construção de aplicativos sem a necessidade de escrever códigos torna o dia a dia dos profissionais mais simples, possibilitando que eles foquem no que realmente importa, ao invés de ficarem focados no código, em possíveis erros e bugs eventuais.

Outro benefício é que não é necessário ter conhecimento sobre programação para criar aplicativos, possibilitando que outros colaboradores se envolvam em projetos e criem ferramentas úteis para o seu dia a dia, também impactando na sua produtividade.

Segurança

O fato do serviço facilitar todo o processo de desenvolvimento não significa que a segurança também foi simplificada, pelo contrário, a plataforma utiliza protocolos rígidos nessa área.

Esses protocolos são auditáveis, além disso, o low-code permite que o desenvolvedor final use a funcionalidade de código pré-fornecida pela plataforma, o que é um reforço para a segurança.

Outro ponto relevante para a segurança é a facilidade em identificar falhas e corrigi-las facilmente, evitando acessos indevidos, vazamentos de dados ou outros problemas.

Redução de custos

O low-code está diretamente relacionado com a economia de tempo e, consequentemente, de dinheiro. Por não exigir a contratação de desenvolvedores para criar e manter os aplicativos, é possível ter uma equipe com menores custos.

Assim, as plataformas de código reduzem consideravelmente os valores envolvidos com o desenvolvimento de uma ferramenta.

Vale ressaltar ainda que com o aumento da produtividade da equipe e a agilidade do trabalho, há um aumento dos resultados alcançados, o que também impacta no orçamento da empresa.

Reutilização e colaboração

Na hora de desenvolver um novo aplicativo low-code, é possível reaproveitar códigos já existentes para acelerar o processo, bastando fazer pequenas alterações para criar a ferramenta desejada.

Além disso, os recursos permitem a criação de forma colaborativa, onde os profissionais podem trabalhar juntos e tornar o desenvolvimento ainda mais rápido.

Dessa forma, essa plataforma traz diversos benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa em si, tornando-se um ótimo investimento para todos os tipos de negócios.

Quer saber como aplicar esse conceito e garantir todas as vantagens da plataforma para a sua empresa?

Entre em contato conosco.

(Imagens: divulgação)


    Newsletter

    Cadastre-se aqui para receber as novidades da OSAS

    Categorias
    Posts recentes
    LinkedIn
    WhatsApp
    Facebook

    Alameda Rio Negro, 500 - Condomínio Edifício West Towers
    19º Andar - Torre 2
    Alphaville Industrial, Barueri - SP

    R. Sergipe, 472 - Loja 1 - Boa Viagem
    Belo Horizonte - MG, 30130-170

    comercial@osas.com.br
    contato@osas.com.br

    Contato: (31) 2526-6137

    Copyright © 2023 -Todos os direitos reservados  OSAS | Desenvolvimento Web Bizz