Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

agosto 27, 2024

Passos para criar um workflow de processos e serviços

O workflow de processos e serviços consiste na definição do fluxo que determinado assunto precisa seguir para que se alcance os resultados desejados.

Todo processo possui um início, diversas ações e um fim, portanto, a partir de uma análise e das definições dos passos a serem dados em cada tarefa, encontra-se uma maneira inteligente de construir um fluxo que garanta qualidade, agilidade e assertividade dessas rotinas comuns em instituições públicas e empresas privadas.

Considerado o pai da administração moderna, Peter Drucker nos deixou uma frase que mostra a realidade de muitas corporações:

Nada é menos produtivo do que tornar eficiente algo que nem deveria ser feito.

A partir da análise dos diversos processos existentes em uma organização, a implantação do workflow é uma maneira inteligente de organizar e definir fluxos que contribuam de maneira efetiva para o sucesso das operações. Continue a leitura e conheça detalhes!

Confira as principais etapas para criar um workflow de processos e serviços

O desenvolvimento de um workflow de processos e serviços é dividido em etapas que precisam ser trabalhadas, visando criar fluxos que somem e contribuam com as operações. Vamos conhecê-los:

Mapeie os processos internos

Tudo se inicia a partir do mapeamento dos processos internos, quando precisam ser identificados todas as etapas e subprocessos envolvidos na operação.

Além disso, é fundamental a documentação de todos os recursos e interações necessárias, possibilitando aos operadores o entendimento que apresenta:

  • o que deve ser realizado,
  • como,
  • quando,
  • para quem deve ser encaminhado o processo.

Elabore o fluxo de trabalho

Desenvolver diagramas para cada processo ou serviço facilita a compreensão de cada ação a ser realizada.

Mais do que isso, torna-se possível uma visualização completa de todas as tarefas, facilitando a compreensão da sequência a ser seguida e das dependências existentes entre cada etapa, ou seja, as integrações entre os diversos setores.

Defina os responsáveis pelas atividades

Outro ponto muito importante na definição do workflow de processos é a atribuição de responsabilidades entre os membros da equipe.

Isso significa apresentar detalhadamente o que precisa ser feito, como devem ser realizadas as tarefas e qual a sequência lógica do processo.

Nesse momento, também ficam definidas condições e avaliações que necessitam de análise e que acabam definindo o fluxo da tarefa, portanto, não existem dúvidas sobre:

  • quem faz,
  • qual o tempo disponível para o cumprimento da fase em andamento,
  • o que analisar,
  • qual o próximo passo do processo.

Estabeleça o ponto de partida e de chegada

Como vimos anteriormente, todo processo possui um ponto de partida, ou seja, tudo se inicia a partir de um contato e da geração de algum documento, preferencialmente digital.

Esse documento pode percorrer diversos setores e passar por alguns profissionais que cumprem com as suas tarefas e na sequência remetem o processo para a próxima fase.

Também é necessário que toda tarefa tenha o seu término, portanto, ele será finalizado quando o retorno ao solicitante estiver disponível e for providenciado.

Conte com as soluções da OSAS para otimizar a implementação

A criação de um workflow precisa estar associada a soluções tecnológicas que facilitem a operação.

Nesse caso, uma excelente ideia é contar com a OSAS, uma empresa especializada em otimização de processos e gestão eletrônica de documentos.

A solução ELLOS ECM é a ferramenta ideal para a implantação da automação dos processos, uma vez que possibilita a administração centralizar as informações, organizar fluxos de trabalho e contar com um sistema que trabalhe a favor da operação.

Além disso, o ECM possui funções de SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos), enquanto que a solução ELLOS SCAN, voltada a digitalização de documentos, está integrada a todo o processo.

Como se observa, o workflow faz parte de uma solução completa que envolve a transformação digital do seu empreendimento.

Se você deseja maiores informações sobre essas soluções e a respeito das ferramentas que viabilizam a sua implementação, entre em contato com a OSAS e conheça detalhes a esse respeito!

(Imagens: divulgação)


    Newsletter

    Cadastre-se aqui para receber as novidades da OSAS

    Categorias
    Posts recentes
    LinkedIn
    WhatsApp
    Facebook

    Alameda Rio Negro, 500 - Condomínio Edifício West Towers
    19º Andar - Torre 2
    Alphaville Industrial, Barueri - SP

    R. Sergipe, 472 - Loja 1 - Boa Viagem
    Belo Horizonte - MG, 30130-170

    comercial@osas.com.br
    contato@osas.com.br

    Contato: (31) 2526-6137

    Copyright © 2023 -Todos os direitos reservados  OSAS | Desenvolvimento Web Bizz