Quais as diferenças entre organização horizontal e vertical?
Para compreendermos as diferenças entre organização horizontal e vertical, é necessário darmos um passo atrás.
O que significa estrutura organizacional no mundo corporativo?
A estrutura organizacional diz respeito à forma hierárquica adotada por um empreendimento para gerir as responsabilidades e deveres dos colaboradores e setores em um organograma.
Trata-se, portanto, das definições dos cargos e funções de todos os colaboradores, bem como do formato do planejamento de trabalho a ser executado.
Neste post, apresentaremos os dois modelos adotados pelas corporações: a organização horizontal e a vertical. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
Entenda as características da organização horizontal e vertical
Todo empreendimento, independente do segmento em que atua e dos seus objetivos, necessita de uma gestão que ofereça qualidade e de definições claras que indiquem qual o formato organizacional a ser adotado no cotidiano das atividades.
Para isso, é preciso escolher uma organização horizontal ou vertical, ou seja, dois formatos distintos que possuem características completamente diferenciadas.
Vamos conhecer cada um desses modelos:
Organização horizontal
A organização horizontal é aquela que possui poucos postos de comando, ou seja, são muitos colaboradores subordinados a um gerente.
Isso significa liberdade e autonomia aos funcionários, onde a tomada de decisão ocorre em conjunto, situação que leva a empresa a investir na capacitação de pessoas.
Nesse modelo de organização, as tarefas precisam ser bem delegadas e dirigidas, pois ocorre o autogerenciamento das próprias equipes.
Organização vertical
Na organização vertical, percebe-se esse modelo apenas olhando para o organograma da empresa, uma vez que ele possui um formato de pirâmide.
https://www.traditionrolex.com/10
Essa organização é dividida muitas vezes por:
- divisões,
- departamentos
- seções,
- setores.
Esse é o modelo mais utilizado no mundo e pode ser uma boa opção para empresas que possuem um nível de complexidade elevado em seus processos internos, onde muitas e difíceis decisões precisam ser tomadas por líderes que precisam conhecer a área em que atuam.
Quais as principais diferenças entre os dois modelos de organização?
Como observamos nas características, as diferenças entre a organização horizontal e vertical são grandes.
Enquanto a primeira parece ser mais democrática, onde todos os participantes do processo se envolvem nas decisões e na própria trajetória da empresa, o modelo vertical é mais rígido e fechado.
A comunicação nas empresas verticais ocorre de cima para baixo, sem grandes oportunidades para a discussão de ideias.
Em contrapartida, o modelo de organização horizontal exige muito cuidado por parte dos empreendedores e líderes, pois as equipes podem facilmente perder o foco, comprometendo os resultados do empreendimento.
Como escolher entre a organização horizontal e vertical?
Não existe dúvida que uma empresa sem uma boa gestão está fadada a sérios problemas de toda ordem.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 25% dos empreendedores brasileiros apontam a falta de gestão como o principal motivo para o fechamento de empresas nos primeiros anos de suas existências.
Optar por uma organização horizontal ou vertical depende de alguns aspectos que façam parte das características da empresa, tais como:
- qual a cultura organizacional dos sócios?
- qual o perfil das pessoas que irão liderar as equipes?
- quais são as características do negócio?
A decisão deve ser tomada considerando essas variáveis, pois um banco, por exemplo, precisa trabalhar de forma vertical, onde as regras obrigatoriamente precisam ser cumpridas de acordo com normas pré-estabelecidas.
Da mesma maneira, uma agência de marketing precisa buscar um formato horizontal, com a criatividade e as ideias fazendo parte do dia a dia da operação.
Não existe, portanto, um modelo melhor ou pior do que o outro, mas sim a necessidade de encontrar a melhor forma de gerir o empreendimento com qualidade e bons resultados.
Agora que você conhece mais sobre esse assunto, leia também nosso post que apresenta detalhes e tudo o que você precisa saber sobre as TICs!
(Imagens: divulgação)