Quais os tipos de indicadores de processos e como utilizá-los?
Os indicadores de processos são ferramentas indispensáveis para que se consiga avaliar o desempenho e qualidade das tarefas realizadas.
A partir da definição dos objetivos a serem alcançados, é preciso medir os resultados, ou seja, verificar se as metas estão sendo cumpridas, os processos conseguem atender as expectativas do mercado e da empresa!
Os resultados positivos tendem a levar o empreendimento a busca por melhorias contínuas, uma forma inteligente de aprimoramento, possibilitando o crescimento e o fortalecimento das operações.
Quando as métricas não são alcançadas, conquista-se uma visão mais clara a respeito de possíveis problemas, permitindo que ações sejam tomadas, como, por exemplo;
- implementação de ajustes operacionais,
- treinamento dos colaboradores,
- priorização de ações nas tarefas que não correspondem com o desejado.
Neste post, apresentaremos os principais tipos de indicadores de processos e como utilizá-los no cotidiano empresarial. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
Tipos de indicadores de processos e como utilizá-los
Antes de apresentarmos os principais tipos de indicadores de processos, é preciso uma avaliação sobre as estratégias das organizações.
Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Falconi, apenas 10% das empresas de médio porte brasileiras desenvolvem um planejamento estratégico de longo prazo.
Os estudos mostram que os motivos para essa situação envolvem:
- modelo de gestão ineficiente,
- dificuldades no controle dos resultados.
Diante dessa realidade, é indispensável que empreendedores passem a dirigir suas atenções a implementação de indicadores de processos e a mensuração dos resultados, pois através da observação dos fatos é que se torna possível planejar e melhorar o desempenho dos negócios.
Uma maneira de iniciar essa caminhada está em implementar 5 tipos de indicadores que colaboram na identificação do sucesso ou não dos processos diários de uma empresa. São eles:
Produtividade
Os indicadores de produtividade são aqueles que possibilitam uma visão a respeito dos resultados conquistados por setores e colaboradores da empresa.
Como exemplo, seu empreendimento pode controlar:
- volume de vendas da semana,
- quantidade de atendimento da equipe de suporte no mês,
- total de peças produzidas por colaborador.
A partir da avaliação dos resultados, pode-se verificar os gargalos e os problemas que precisam ser trabalhados. Também será possível criar metas e objetivos que estejam de acordo com a realidade de cada setor ou processo.
Capacidade
Dentre os indicadores de processos, o voltado a capacidade é aquele que indica o quanto a empresa pode realizar a partir da estrutura disponível.
Como exemplo, é possível avaliar:
- quantidade de visitas técnicas realizadas na semana,
- capacidade de produção diária de determinado produto,
- número de solicitações recebidas e solucionadas.
Qualidade
Outro indicador que precisa ser implementado em uma organização diz respeito a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
É preciso saber qual o índice de acertos em meio ao universo de tarefas diárias, como, por exemplo:
- entrega de pedidos dentro do prazo estipulado,
- percentual de produtos rejeitados pela área de qualidade,
- quantidade de chamados que apresentaram reincidência.
Eficiência
A eficiência indica se sua empresa está produzindo o máximo possível de acordo com os recursos disponíveis.
A implantação desses indicadores de processos possibilita que possam ser avaliados:
- desperdício de matéria-prima,
- número de horas trabalhadas em um projeto,
- quantidade de contatos realizados que apresentaram resultados positivos.
Lucratividade
Por fim, chegamos ao indicador de lucratividade, ou seja, aquele que apresenta os resultados da operação.
Muitas vezes um bom faturamento não se transforma em lucro, pois a operação pode estar sendo realizada sem considerar os custos e despesas da forma correta.
Como se observa, a implantação desses 5 tipos de indicadores de processos permite que sua empresa possa avaliar como estão os resultados das tarefas realizadas e verificar se ações precisam ser tomadas para correções e mudanças estratégicas.
Desconsiderar essas informações pode causar sérios prejuízos à operação, além de prejudicar a imagem da sua marca junto ao mercado.
Agora que você sabe mais a respeito desse importante assunto, conheça a OSAS e as soluções que podem auxiliar sua empresa na otimização de processos, garantindo eficiência operacional e redução de custos!
(Imagens: divulgação)