Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

agosto 20, 2022

Secretaria digital escolar: como implementar?

A secretaria digital escolar é uma tendência que ganha força a cada dia, afinal de contas, vivemos a época em que os documentos podem ser arquivados eletronicamente e os acessos são possíveis de serem realizados a qualquer momento.

Essa ação possibilita grandes avanços administrativos no segmento da educação, onde a integração das informações e facilidades operacionais colaboram efetivamente para a modernização do setor.

No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) criou normas para digitalizar e automatizar a gestão de documentos, especialmente, nas instituições de ensino superior.

Trata-se da Portaria 315/18 que prevê a implantação do Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GEO), recebendo o nome de Acervo Acadêmico Digital.

Neste post, apresentamos a secretaria digital escolar, uma maneira moderna, segura e eficiente de tratar dos dados e informações do segmento acadêmico. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é a secretaria digital escolar?

A secretaria digital escolar é uma maneira inteligente, prática e segura de se realizar a gestão acadêmica de uma instituição de ensino.

Isso significa que todos os processos podem ser geridos a partir de uma plataforma, possibilitando o armazenamento e controle dos seguintes documentos:

  • históricos,
  • notas,
  • controle de certificados,
  • protocolos,
  • matrículas,
  • documentos,
  • históricos dos alunos,
  • etc.

Como resultado, eliminam-se os papéis, facilitando as pesquisas e possibilitando agilidade em todas as tarefas.

Além disso, a plataforma integra todos os setores da instituição, possibilitando a criação de fluxos de trabalho que colaboram efetivamente na automação das atividades, gerando mais produtividade em todos os setores.

Quais seus benefícios?

Os benefícios alcançados com a secretaria digital escolar se iniciam a partir da facilidade com que se localiza qualquer documento, atendendo com transparência e eficiência:

  • alunos,
  • pais,
  • professores,
  • diretoria,
  • exigências legais.

Os conhecidos arquivos mortos podem ser dispensados e as buscas intermináveis de documentos ficam para a história, pois, a partir da digitalização desses, todos são acessíveis à distância e ao tempo de um clique.

Além disso, organiza-se o fluxo dos processos, onde a plataforma trabalha no controle de tempo e etapas a serem realizadas em cada atividade do meio acadêmico.

Se não bastasse, sua instituição de ensino pode contar com:

  • assinatura digital de documentos,
  • criação de formulários eletrônicos integrados ao fluxo de documentos,
  • notificações automáticas para os colaboradores via SMS e e-mail,
  • integração de processos,
  • acessos a partir de qualquer local e em tempo real,
  • uso de tecnologias de Inteligência Artificial.

Como implementá-la?

A implementação de uma solução completa para secretaria digital escolar se dá a partir da contratação desses serviços.

Para isso, é preciso contar com soluções que ofereçam experiência e conhecimento de causa, para isso, a empresa fornecedora precisa ter:

  • especialista em gerenciamento de processos,
  • arquitetura simples e funcional,
  • segurança da informação,
  • gestão de conteúdos, informações e atividades.

Uma solução que atende todos os setores de uma instituição de ensino deve apresentar as seguintes características:

  • configuração e parametrização de tipos de documentos,
  • captura de documentos e processamento de dados,
  • tratamento e indexação,
  • armazenamento,
  • workflow e controle do fluxo de documentos na organização,
  • recuperação e entrega das informações.

Independentemente do tamanho ou dos cursos oferecidos pela sua instituição, e da obrigação ou não de implantar o Acervo Acadêmico Digital, vale a pena conhecer e incorporar essa ferramenta aos processos de sua organização.

Essa ação diminui a quantidade de papéis e incorpora a tecnologia ao negócio, além de facilitar a localização e recuperação de documentos, possibilitar a implantação de indicadores de desempenho e facilitar o fluxo dos processos de maneira organizada e segura.

Para conhecer mais a respeito desse assunto, acesse nosso site e saiba de que maneira a OSAS pode colaborar com sua instituição de ensino, ajudando-a a implantar uma secretaria digital escolar de qualidade!

(Imagens: divulgação)


    Newsletter

    Cadastre-se aqui para receber as novidades da OSAS

    Categorias
    Posts recentes
    LinkedIn
    WhatsApp
    Facebook

    Alameda Rio Negro, 500 - Condomínio Edifício West Towers
    19º Andar - Torre 2
    Alphaville Industrial, Barueri - SP

    R. Sergipe, 472 - Loja 1 - Boa Viagem
    Belo Horizonte - MG, 30130-170

    comercial@osas.com.br
    contato@osas.com.br

    Contato: (31) 2526-6137

    Copyright © 2023 -Todos os direitos reservados  OSAS | Desenvolvimento Web Bizz