Você sabe o que é hiperautomação? Conheça esse conceito
A hiperautomação é o conceito que veio trazer inteligência para a automação e impactar o cenário da transformação digital, dando mais velocidade e qualidade aos processos empresariais.
A automação deu um salto incrível e agora pode chegar onde antes não era possível: automatizar todo tipo de ação repetitiva, acabando com a intervenção humana em determinadas tarefas.
Ou seja, em um ambiente automatizado, máquinas e sistemas assumem tarefas repetitivas realizadas por pessoas, automatizando tudo que é possível, dando mais velocidade e padronizando os procedimentos.
Estamos falando da hiperautomação que, por meio de tecnologias integradas, garante mais inteligência, eficiência e segurança nas tarefas automatizadas.
Quer saber mais sobre o conceito que marcará a nova década? Continue a leitura.
O que é hiperautomação?
A hiperautomação, pode ser definida como uma expansão da automatização dos processos.
Também pode ser conceituada como a união de diversas ferramentas e tecnologias que foram inicialmente desenvolvidas para atuarem isoladamente.
Essa combinação garante mais segurança e inteligência nas tarefas automatizadas.
Para compreender melhor a sua funcionalidade, pense que na automação toda tomada de decisão é realizada a partir de um programador/operador de computador que precisa dar o comando para que a máquina execute a tarefa na qual foi programada a realizar.
A hiperautomação elimina essa necessidade. O próprio programa utilizado consegue identificar os problemas e fazer os ajustes necessários para que a máquina execute a sua tarefa, sempre com foco na eficiência e velocidade dos processos e sem a necessidade da intervenção humana.
Ou seja, além de automatizar, a hiperautomação possibilita que o sistema tome decisões por conta própria, melhorando todos os processos empresariais.
Um exemplo? No departamento pessoal, a hiperautomação já é usada para selecionar currículos e identificar candidatos para vagas e/ou automatizar os processos de folha de pagamento.
Quais tecnologias estão envolvidas na hiperautomação?
Como já dissemos, a hiperautomação é a combinação de ferramentas e tecnologias criadas, a princípio, para atuarem, cada uma, isoladamente e essa união é que torna o sistema inteligente.
Mas, afinal, quais são essas tecnologias? Entre elas destacamos:
RPA (Robotic Process Automation) atua como um software de leitura de scripts programados, além de executar tarefas predeterminadas. Responsável por demandas de conteúdos repetitivos.
Machine Learning, tecnologia que, a partir de seus algoritmos, possibilita que os computadores consigam realizar tarefas complexas de forma autônoma, sem a necessidade de uma pessoa para comandar.
Inteligência Artificial, a AI é a responsável pela criação de máquinas inteligentes, simulando o pensamento lógico humano, o que as torna suficientemente capazes de tomar decisões e resolver problemas, sem a intervenção humana.
Principais vantagens da hiperautomação
Pesquisa realizada pela Uipath, empresa de software sediada em Nova York, revela que 86% executivos americanos acreditam que ao investir em automação eles possibilitam que seus colaboradores concentrem-se e dediquem-se em tarefas mais criativas, usando menos do seu tempo em atividades repetitivas e mundanas.
Logo, uma das principais vantagens da hiperautomação possibilita que o seu capital humano possa se empenhar em atividades inteligentes, de maior valor para a sua empresa, como interpretação de dados e indicadores, tomadas de decisão, pensamento crítico e criativo.
Além disso, outros benefícios são:
Uso de tecnologias avançadas
Como já falado, a hiperautomação utiliza tecnologias avançadas, possibilitando:
- aprendizado de máquinas,
- criação de robôs,
- análise de dados de forma inteligente,
- processamento de linguagem natural,
- computação em nuvem,
- Internet das Coisas (IoT).
Dessa forma, é possível melhorar o desempenho das tarefas com os melhores recursos atuais.
Automação de processos
Outro grande benefício é a otimização, padronização e automatização de processos de negócios, eliminando tarefas repetitivas e manuais da rotina dos colaboradores.
Assim, a equipe consegue se concentrar em atividades que realmente são relevantes e exigem habilidades humanas, como resolução de problemas e tomada de decisões.
Outro impacto é o aumento da satisfação e da produtividade do time de forma geral.
A automação ainda aumenta a velocidade de realização das tarefas, impactando na produtividade da empresa.
Otimização da qualidade
Uma vez que todas as tarefas manuais são realizadas por uma máquina, há uma grande diminuição de erros humanos e, consequentemente, a otimização da qualidade.
Para isso, é apenas necessário configurar as ferramentas e as tecnologias com as diretrizes corretas, além de analisar de forma frequente se é possível fazer pequenas alterações para melhorar ainda mais os processos.
O aumento da qualidade ainda reduz significativamente as chances de ocorrer alguma inconformidade com as regulamentações e normas estabelecidas para o segmento.
Outro benefício é a alta escalabilidade oferecida, uma vez que é possível diminuir ou aumentar a velocidade de execução considerando as necessidades e as demandas atuais do negócio.
Monitoramento em tempo real
A hiperautomação permite o monitoramento em tempo real de todos os processos, trazendo mais inteligência e segurança para a execução das tarefas.
Isso permite que erros sejam identificados no mesmo momento e corrigidos rapidamente, aumentando a qualidade e a eficiência das tarefas.
Além disso, a geração de dados ainda possibilita uma avaliação completa do negócio para identificar falhas, oportunidades e ter insights para aumentar a produtividade.
Assim, o líder consegue acompanhar os avanços de forma real, sem precisar se basear apenas em métricas simplistas que não representam a realidade da empresa.
Redução de custos
A partir a automatização das tarefas, há a redução do tempo de execução delas e o aumento da produtividade, o que impacta diretamente nos custos e ganhos.
Essa hiperautomação também permite a diminuição da equipe ou, ao menos, o seu uso de forma mais eficiente.
Vale ressaltar que essas vantagens podem ser usufruídas por todos os tipos de negócio, independente do porte ou segmento.
O investimento em tecnologia traz ganhos para indústrias, agronegócios, comércios, construção civil e muitas outras áreas.
Por essas e muitas outras vantagens é que a hiperautomação chegou para marcar a terceira década do século XXI.
Se a sua empresa quiser se destacar no mercado nos próximos anos, uma boa ideia é investir de forma inteligente em tecnologias que conseguem automatizar os processos e trazer todos os benefícios citados acima.
Agora que você já sabe mais sobre esse conceito, que tal seguir a OSAS no Instagram e conferir muitas outras novidades e notícias de seu interesse?
(Imagens: divulgação)