Tudo o que você precisa saber sobre as TICs
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são um conceito cada vez mais utilizado dentro das empresas que buscam melhorar o diálogo entre os colaboradores e com os clientes.
O investimento nesse tipo de tecnologia aumentou consideravelmente durante a pandemia, motivado principalmente pela implementação do trabalho remoto.
Desde então, o setor não para de crescer. Nesse ano, o estudo IDC Predictions Brazil 2023 estima que o mercado terá crescimento de 5% graças à necessidade das empresas otimizarem suas operações.
Ficou interessado no assunto? Continue lendo para saber mais sobre as TICs e entenda os principais benefícios desse conceito para o seu negócio.
Para que servem as TICs?
As TICs surgiram nos anos 90 e se espalharam por todo o mundo junto com a internet.
Assim como o nome já sugere, esse conceito engloba todas as tecnologias que estão ligadas, de alguma forma, com informação e comunicação.
Dessa forma, estão inclusos softwares, hardwares, equipamentos e aplicações que consigam auxiliar uma empresa a alcançar os seus objetivos.
Normalmente, para isso, as tecnologias oferecem automações ou mais facilidade para os processos internos e externos.
Assim, há uma otimização da comunicação e um aumento da produtividade de forma geral entre os colaboradores.
Alguns exemplos são sistemas integrados, ferramentas de comunicação interna e externa, uso de código de barras, softwares de atendimento automatizado, entre outros.
Os benefícios de investir no uso da tecnologia da informação e comunicação em empresas
As TICs oferecem diversos benefícios para as empresas em todas as áreas.
Uma das maiores vantagens é a digitalização dos processos, o que permite que os colaboradores trabalhem de forma remota. Como consequência, há a redução dos custos, o aumento da fidelização e a diminuição do turnover.
Além disso, as tecnologias que oferecem automação possibilitam que os colaboradores possam se concentrar em atividades que realmente exigem a sua atenção.
Outros benefícios que valem ser citados são:
- facilidade para se comunicar de forma remota por meio de mensagens ou chamadas de vídeo,
- melhora do relacionamento com o cliente, que é atendimento mais rapidamente,
- integração entre os diferentes setores da empresa,
- otimização dos processos internos.
Quais são os tipos de TICs mais usadas em empresas?
Quando falamos sobre TICs, é comum pensarmos em tecnologias avançadas, mas a verdade é que elas já estão presentes no dia a dia de grande parte das empresas.
O e-mail, ferramentas de mensagens automáticas, redes sociais e ferramentas de aprendizagem virtual são bons exemplos.
Além dessas, há muitas outras soluções que são ou podem ser implementadas pelas empresas, como:
- armazenamento em nuvem: possibilita o trabalho remoto, aumenta a segurança dos dados e reduz as chances de vazamentos de informações privadas,
- segurança de rede: reduz a possibilidade de invasões em equipamentos conectados na mesma rede,
- produtividade: há diversas ferramentas que otimizam os processos, automatizando-os ou facilitando sua realização,
- gestão: ferramentas, softwares e hardwares que permitem a análise de métricas para identificar os pontos fortes e os de melhoria.
Não há exatamente como definir quais são as melhores TICs para cada empresa, já que isso dependerá diretamente da sua operação e, claro, do orçamento disponível.
O importante é buscar sempre novas tecnologias e testá-las com a sua equipe para analisar o seu real impacto na rotina dos colaboradores e, assim, trazer mais escalabilidade para o seu negócio.
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(Imagens: divulgação)