Círculo dourado: uma metodologia que pode impulsionar a gestão empresarial
O Círculo Dourado é uma metodologia inovadora que ajuda a empresa a se destacar da sua concorrência e a liderança engajar sua equipe, da mesma forma que contribui para atrair e inspirar consumidores para o seu produto.
A metodologia se baseia em uma abordagem intuitiva e na identificação de elementos essenciais que levam as lideranças a definirem e compreenderem seus propósitos, a partir de respostas para perguntas-chave.
Ao responder às questões, o líder passa a compreender melhor a finalidade da sua empresa, projeto ou campanha e a entender os fatores que motivam e inspiram as pessoas.
Ou seja, ele passa a enxergar a empresa de dentro para fora, transformando-a em fonte de inspiração para parceiros, colaboradores e consumidores.
Continue a leitura e saiba o que é a metodologia do círculo dourado e como a sua aplicação pode impulsionar a sua gestão.
Entendendo o que é o círculo dourado
Círculo dourado (golden circle) é um conceito criado pelo britânico, palestrante motivacional, especialista em liderança e escritor Simon Sinek.
O termo golden circle ganhou destaque no seu livro intitulado Starts With Why, lançado no Brasil com o nome de: “Comece pelo porquê – Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir”.
Para escrever o livro, Simon buscou analisar líderes como Steve Jobs, Martin Luther King Jr., os irmãos Wright e entre outros, para compreender como eles lidam com as situações e passam a inspirar e motivar as pessoas.
A partir daí, o círculo dourado passou a ser uma metodologia que pode ser aplicada por empresas de todos os segmentos, visando agregar valor a um projeto, a uma campanha e ao negócio em si, bem como gerar engajamento e melhores resultados, além de ajudar nas tomadas de decisões.
As 3 camadas da metodologia
O círculo dourado é representado por um gráfico formado por 3 círculos que ficam um dentro do outro, semelhante à figura do jogo de dardo.
Esses círculos são chamados de camadas, também conhecidos como esferas de trabalho e cada um deles traz uma pergunta-chave e o conjunto das respostas é usado como direcionamento para as lideranças.
O objetivo é construir marcas inspiradoras, como Apple, Google, Natura e muitas outras, que não se atentam em simplesmente vender, mas se comunicarem com o seu público.
As três camadas são formadas pelas seguintes perguntas-chave:
Por quê?
A camada central é a primeira do círculo dourado, é a esfera do (por quê?). Essa questão convida o líder a entender qual a principal razão do seu negócio existir ou do seu projeto, ou campanha. Qual a propósito da sua criação? Por que vale a pena investir na sua ideia?
Como?
A segunda camada do círculo (a intermediária) diz respeito à elaboração e planejamento de como a sua ideia será efetivada. Ou seja, quais práticas e estratégias serão adotadas para a empresa atingir seu objetivo definido na primeira esfera. Esse é o momento de pensar no planejamento estratégico, tático e operacional.
O quê?
A terceira e última esfera de trabalho da metodologia do círculo dourado é responder o que o seu negócio faz. Diz respeito aos produtos/serviços que a sua empresa oferece ao público ou sobre o efeito que sua campanha, ou projeto, vai gerar.
Aplicando o círculo dourado na sua empresa
Aplicar a metodologia do círculo dourado na sua empresa vai colaborar na compreensão e na formação da missão, visão e valores da sua empresa, bem como auxiliará a entender o propósito do seu negócio.
Então, as respostas a cada questão também serão um norte para você entender o seu objetivo, focar no propósito, traçar os caminhos a seguir e então entregar um produto/serviço que faça diferença no mercado.
Nesse caso, sempre que você buscar seus parceiros, fornecedores e colaboradores, irá priorizar pessoas alinhadas com o seu negócio.
Sem contar que quando o seu time compreende o porquê do seu negócio, como ele funciona e a real importância do serviço ou produto que vende, a comunicação se torna mais eficiente, as pessoas se inspiram e passam a atuar mais engajadas e motivadas.
Agora que você conferiu como a metodologia do círculo dourado, pode impulsionar a sua gestão empresarial.
Que tal continuar no nosso blog para conhecer a Matriz GUT e aprender a técnica para priorizar e mapear processos?
(Imagens: divulgação)