5 tendências tecnológicas para a gestão pública
A gestão pública não para de se modernizar, utilizando os recursos tecnológicos como ferramentas para servir o cidadão e organizar de maneira transparente as suas ações.
A partir da adoção dessas soluções, são visíveis resultados, como:
- processos organizados e eficientes,
- diminuição significativa dos erros,
- agilidade no atendimento,
- satisfação daqueles que buscam por serviços e informações.
De acordo com a empresa de consultoria Gartner Group, os gastos governamentais com tecnologia em todo o mundo devem chegar a US$ 588,9 bilhões no ano de 2023, um aumento de 6,8% quando comparado ao ano anterior.
Isso ocorre em um momento que cada vez mais o cidadão exige rapidez, eficiência e facilidades para obter informações e interagir com o poder público na busca de soluções para as suas necessidades.
Neste post, apresentaremos as 5 tendências tecnológicas da gestão pública que vem recebendo a atenção e ganhando prioridade desse setor na atualidade. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!
Tendências tecnológicas para aplicação na gestão pública
De todas as soluções tecnológicas que estão sendo avaliadas e adotadas por muitas instituições públicas, 5 delas ganham destaque:
Reconhecimento facial
O reconhecimento facial atualmente já é utilizado para desbloquear aparelhos celulares e está presente na vida das pessoas.
Essa tecnologia, que em suas primeiras versões apresentava problemas e não era considerada segura, ganhou espaço e hoje é utilizada como um aliado do policiamento, identificando criminosos e colaborando para garantir a segurança de ambientes, como:
- shopping centers,
- aeroportos,
- rodoviárias,
- shows,
- ruas de grande movimentação, etc.
Também pode ser utilizada para a realização de login em sistemas e como senha para a abertura de portas e acesso a locais reservados apenas a pessoas autorizadas.
Tecnologias de Inovação e Comunicações (TICs)
Otimizar a comunicação entre o cidadão e o setor público é uma das missões que vem se expandindo em todo o mundo e especialmente no Brasil.
Através de soluções tecnológicas é possível facilitar o acesso das pessoas as informações, por meio:
- presencial,
- sites e chatbots,
- telefonia,
- WhatsApp,
- e-mail,
- redes sociais, etc.
Todos esses canais podem ser controlados a partir de sistemas inteligentes que colaboram no armazenamento de históricos e facilitam os processos para o cidadão e para o servidor público que faz os atendimentos.
Trabalho remoto em órgãos públicos
Assim como aconteceu no setor privado, a gestão pública também passou a contar com servidores que atuam a partir de suas residências.
Isso significa um avanço dos trabalhos remotos, especialmente nas atividades que possam ser realizadas sem a necessidade da presença física, contando com a internet e com sistemas que possam ser acessados a partir de qualquer ambiente, desde que preenchidos os requisitos de segurança.
Acesso aos serviços digitais com login único
O Governo Federal oferece uma solução tecnológica que colabora efetivamente na gestão pública e no acesso à informação.
Trata-se do portal Gov.br, onde qualquer cidadão tem acesso a centenas de serviços digitais a partir de um login único, ou seja, um mesmo usuário e senha para as mais variadas consultas.
Essa tendência já é percebida nos sites de muitos estados e de municípios em todo o Brasil.
Expansão dos serviços públicos via aplicativo
Por fim, outra tendência tecnológica na gestão pública está na expansão dos serviços através dos aplicativos.
Essa ação, possibilita que a partir do celular, tablet, computador ou notebook, o cidadão possa ter acesso aos mais diversos serviços sem precisar sair de sua casa.
Além disso, muitos órgãos públicos possibilitam o contato através do que é conhecido como omnichannel, o que significa possibilitar que o cidadão se comunique através do canal digital que lhe seja mais viável.
Independente do meio utilizado para registrar a sua mensagem ou solicitação, todos os conteúdos são unificados e armazenados em apenas um banco de dados, situação que facilita o trabalho dos servidores e permite qualidade na prestação dos serviços.
Como se observa, a gestão pública cada vez mais utiliza a tecnologia para melhorar os serviços e oferecer conforto aos seus cidadãos.
Agora que você sabe mais sobre esse assunto, leia também nosso post que apresenta o que é a hiperautomação!
(Imagens: divulgação)