Billing: descubra como automatizar o faturamento do seu negócio
A tradução da palavra inglesa billing significa “cobrança” e é exatamente isso do que trata esse mecanismo voltado a diminuir a inadimplência e automatizar o faturamento das empresas.
De acordo com a Confederação Nacional de Diretores Lojistas (CNDL) e Serviços de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), no mês de agosto de 2023, quatro em cada dez brasileiros estavam negativados.
Isso significa um crescimento de 7,17% no volume de consumidores com contas atrasadas se comparado ao mesmo mês do ano anterior.
Para ficar ainda mais clara a informação, foram 66,8 milhões de consumidores inadimplentes em todo o país em agosto.
Neste post, apresentaremos o billing, uma necessidade para todas as empresas que desejam melhorar o nível de cobrança e diminuir os índices de inadimplência. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
O que é o billing e por que automatizá-lo?
Billing é um sistema adotado por muitas empresas para facilitar os seguintes fluxos:
- faturamento,
- arrecadação,
- cobrança.
Trata-se, portanto, da parametrização e customização de atividades que flexibiliza, agiliza, diminui os custos e oferece segurança nas tarefas que envolvem as cobranças.
Utilizado pelas mais diversas organizações de variados segmentos, esse modelo contribui com a gestão de contas, isso ao receber boletos, tarifas, assinaturas, planos, serviços e todo tipo de ação que envolve o recebimento.
Além disso, o billing, quando automatizado, faz a integração com bancos e empresas de cobrança, e oferece possibilidades apuradas de controles e organização nas diversas tarefas a serem realizadas pela equipe financeira.
Os benefícios de investir no billing automatizado
Investir em billing automatizado apresenta grandes vantagens, facilitando as operações e possibilitando resultados expressivos, especialmente quando comparados aos obtidos através de sistemas manuais.
Além disso, devem ser destacadas como vantagens na implantação desse modelo:
Sistematização de cobranças
A sistematização de cobranças está ligada a criação de processos previamente desenvolvidos, onde cada ação ocorre de forma organizada e no tempo correto, possibilitando o monitoramento e o contato com clientes, visando:
- comunicá-los a respeito do vencimento de uma conta,
- oferta de facilidades no processo de pagamentos,
- avisos de cobrança,
- encaminhamento das contas para cobranças extrajudiciais e judiciais.
Padronização de fluxos
A padronização de fluxos é responsável por evitar erros de cobrança e diminuir os custos operacionais da área financeira.
Isso ocorre uma vez que grande parte das atividades são automatizadas, agilizando processos e inclusive conquistando a satisfação dos clientes que recebem suas contas no momento correto e comunicações que os fazem lembrar do compromisso assumido.
Portanto, a padronização vai muito além das ações voltadas à diminuição da inadimplência, alcançando uma melhora significativa de todas as tarefas.
Centralização de processos
Por fim, outra grande vantagem na implementação do billing automatizado envolve a centralização de todos os processos.
Isso significa que todas as informações estão armazenadas em um único banco de dados, guardando todos os históricos e possibilitando inclusive que setores, como, por exemplo, o de análise de crédito, possa utilizá-las na avaliação de informações para novas operações comerciais.
Por isso, qualquer atendente do setor consegue, em poucos segundos, ter acesso a todas as ações realizadas e, sem dificuldades, conduzir uma negociação ou realizar a cobrança das contas em aberto.
Como se observa, optar pela automação do billing é uma maneira inteligente de garantir bons resultados e possibilitar grandes melhoras nos índices de cobrança.
Agora que você sabe mais sobre essa importante ferramenta, acesse nosso site e conheça a solução ELLOS ECM!
(Imagens: divulgação)