Como validar a identidade no onboarding de clientes?
Você conhece ou já ouviu falar em onboarding de clientes?
Trata-se do processo que envolve a integração de um cliente que deseja realizar uma compra ou pretende acessar algum serviço que sua empresa oferece e está disponível apenas para usuários que possuam autorização de acesso.
Infelizmente, junto das facilidades que a internet disponibiliza, cresce também o número de criminosos que buscam oportunidades para aplicar golpes e cometer delitos.
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Brasil foi o 5º país do mundo que mais sofreu com crimes cibernéticos em 2021.
Isso significa que a segurança das informações precisam ser priorizadas, pois os problemas efetivamente existem e podem trazer sérios prejuízos à operação.
Neste post, apresentaremos detalhes de como validar a identidade no onboarding de clientes e garantir segurança para sua empresa e usuários dos serviços digitais disponibilizados pelo seu empreendimento. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
A importância do onboarding de clientes
As empresas precisam cada vez mais agilizar e garantir segurança nos processos que envolvem o onboarding de clientes.
Essa prática evita que fraudes ocorram e garante que os usuários sintam-se seguros no relacionamento com o seu empreendimento.
No entanto, como mencionado, é preciso existir uma combinação entre segurança e agilidade dos processos, pois potenciais clientes desistem de utilizar seus serviços ou de realizar a compra caso encontre dificuldades com:
- cadastros,
- certificações,
- orientações e suporte, etc.
Por outro lado, é preciso de todo o cuidado para evitar que criminosos se façam passar por clientes e causem prejuízos à operação, portanto, é fundamental poder contar com soluções de qualidade que colaboram de forma efetiva nesses processos.
Como evitar fraudes de identidade?
Evitar fraudes de identidade exige ferramentas confiáveis que possam checar dados, portanto, é preciso, a partir de alguns documentos, avaliar se esses são verdadeiros e se conferem com a realidade do usuário que os remeteu.
Para isso, é fundamental que sua empresa:
Tenha um processo bem estruturado
Uma forma de estruturar o onboarding de clientes é realizar ações que envolvem os seguintes processos:
- validação de documentos,
- confirmação de identidade através de reconhecimento facial,
- validação automática de cadastro,
- realização de prova de vida para atribuir mais segurança ao cadastro,
- integração com bureaus de crédito para a autenticidade dos dados informados,
- uso de quiz antifraude,
- assinatura eletrônica.
Todos esses processos precisam acontecer de forma automática, na medida em que o usuário esteja repassando seus dados para cadastramento.
Esse conjunto de medidas evita as ações criminosas e garante segurança a seus clientes e a todos aqueles que desejam se relacionar com o seu empreendimento.
Mantenha as informações atualizadas
A atualização de dados dos clientes é uma medida que precisa periodicamente ser realizada.
Para isso, é imprescindível a confirmação dos dados e uma verificação junto a bureaus de crédito visando apurar a veracidade das informações.
Lembre-se que pessoas podem se envolver em processos ilegais, irregularidades em seus documentos e nos mais diversos tipos de delitos observados na sociedade.
Valide a identidade de forma automatizada
Por fim, é fundamental para garantir agilidade que a validação de dados seja realizada de forma automática.
Para isso, é necessário que a solução utilizada por sua empresa esteja apta a acessar diversos bancos de dados, onde poderá confirmar as informações remetidas pelos usuários, avaliando possíveis inconsistências ou divergências.
Esse processo, como já mencionado, precisa ocorrer em curto espaço de tempo sem colocar em risco a operação e, ao mesmo tempo, assegurar qualidade nesse processo.
Como se observa, a validação de identidade no onboarding de clientes exige a adoção de tecnologias comprovadamente eficazes, como é o caso das soluções da OSAS.
Na OSAS, sua empresa pode contar com a solução Onboarding Digital, onde todas as etapas do cadastro de clientes passam a ser digitalizadas, reduzindo erros e prazos.
Para saber mais a respeito, acesse nosso site e saiba como podemos efetivamente colaborar com esse processo em sua empresa!
(Imagens: divulgação)