Descubra como gerenciar a não conformidade da sua empresa
Gerenciar a não conformidade é a melhor maneira de identificar erros e falhas nos processos de uma organização, além de uma ótima oportunidade na busca de melhorias aos produtos, serviços e tarefas realizadas no dia a dia.
Essa expressão é bastante comum na área de qualidade, especialmente naquelas que buscam ou baseiam suas ações nas normas ISO.
Em todo o Brasil e no mundo, as empresas cada vez mais estão preocupadas e buscando o aperfeiçoamento das suas atividades, uma ação que traz grandes benefícios para a sociedade e seus consumidores.
Para se ter ideia, apenas em termos de certificação ISO-9001 e de acordo com o relatório ISO Survey, em nosso país existem mais de 25 mil empresas certificadas.
Hoje, vamos apresentar detalhes de como gerenciar a não conformidade em sua empresa. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
Os tipos de não conformidade
Toda empresa precisa privilegiar a qualidade se tiver por objetivo crescer e melhorar o seu posicionamento no mercado.
Existem tipos diferenciados de não conformidade e sua detecção ocorre a partir de causas externas ou internas, ou seja:
- não atendimento de uma legislação (externa),
- não cumprimento de uma tarefa no processo produtivo(interna).
Essas causas podem tanto ser detectadas pelos colaboradores, o que se configura em uma identificação interna, ou através de uma reclamação de algum cliente, nesse caso se localiza o problema de forma externa.
Outro ponto a ser observado é a gravidade da situação, o que significa que o problema pode ser considerado de maior ou menor intensidade.
A comercialização de algum produto fora da data de vencimento é considerado grave, pois pode colocar em risco a vida das pessoas, já algum erro pontual é considerado uma não conformidade de fácil correção.
Existem ainda aquelas que são consideradas reais, caracterizadas por uma situação que já ocorreu e que precisa ser corrigida, e as potenciais, que são detectadas antes de ocorrerem.
Por fim, outro ponto a ser observado diz respeito ao que é chamado de requisito, ou seja, o que deixou de ser atendido, como, por exemplo:
- exigência do cliente,
- processo produtivo,
- desobediência aos regulamentos e metodologiasimplantadas,
- desatenção com a política de qualidade,
- falta do cumprimento das normas.
Como identificar uma não conformidade?
A não conformidade diz respeito a todas as situações que fogem do padrão estabelecido por um empreendimento, portanto, ela é identificada sempre que alguma ação não corresponde às normas e regras previamente determinadas.
Para isso, existem modelos que colaboram na sua identificação, tais como:
- utilização de painéis, quadros ou plataformas digitais informando métricas,
- automação dos processosque identificam e enviam alertas,
- rastreabilidade das atividades,
- equipe de gestão de qualidade,
- política de melhoria contínua,
- compliance e auditoria,
- acompanhamento e revisão dos processos.
Não há outra maneira de evitar a não conformidade que não seja se antecipando a ela, portanto, toda a empresa e seus colaboradores precisam estar atentos a todos os processos que fazem parte do dia a dia das operações.
Entenda como gerenciar a não conformidade da sua empresa
Para que se possa gerenciar a não conformidade, é preciso em primeiro lugar informar a todos os envolvidos de que forma se deseja que as atividades sejam realizadas.
A partir daí é importante que algumas ações sejam implementadas quando essa situação aconteça, como:
- registro do problema,
- identificação da causa,
- definição do tratamento adequado para a resolução da situação,
- definição do plano de ação para colocar em prática a resolução,
- verificação dos resultados obtidos com a ação realizada.
Uma ferramenta que automatiza o gerenciamento de processos de negócios é o BPMS (Business Process Management System).
Através da sua implantação, consegue-se identificar rapidamente a não conformidade, rastrear a sua causa, desenvolver e implementar o plano de ação e monitorar os resultados.
Portanto, é a solução ideal para a manutenção da qualidade de um negócio.
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(Imagens: divulgação)