Integração de sistemas: mais eficiência e agilidade para o setor público
A falta de integração de sistemas em qualquer segmento é um problema que acaba comprometendo a automação dos processos, a qualidade das tarefas e a satisfação daquele que aguarda por respostas.
Imagine as dificuldades que existiriam caso você tivesse que acessar um sistema independente para realizar o pagamento da sua compra em uma loja virtual.
Certamente a desconfiança a respeito da operação seria despertada, mas, se vencida essa fase, o questionamento sobre a qualidade dos serviços prestados ficaria evidenciado.
No setor público, a situação não é diferente, tanto para o atendimento à população, que busca por serviços ou informações, como também para as equipes, que encontram dificuldades em realizar as suas tarefas.
Neste post, apresentaremos detalhes sobre a integração de sistemas e os benefícios oferecidos. Continue lendo e conheça detalhes a respeito!
Como funciona a integração de sistemas em órgãos públicos?
É bastante comum que nos órgãos públicos existam diferentes softwares que realizam tarefas com alta qualidade quando trabalham de forma isolada.
No entanto, a falta de integração de sistemas faz com que esses trabalhos fiquem incompletos, pois, para dar prosseguimento ao fluxo das atividades, dados precisam ser novamente digitados e tarefas manuais refeitas.
Isso ocorre em função da falta de comunicação entre um software e outro, um sério problema que pode ser resolvido, evitando as seguintes situações:
- retrabalho,
- erros e enganos,
- falta de produtividade,
- informações equivocadas,
- custos desnecessários.
Por outro lado, a integração possibilita que os dados (textos, arquivos, documentos, imagens, etc.) sejam transmitidos de forma automática entre os softwares, facilitando a operação e agilizando os processos.
Tipos de integração de sistemas
A integração de sistemas pode ser realizada a partir de diferentes tecnologias.
É bastante comum que um órgão público tenha mais de um banco de dados, portanto, é fundamental diante dessa situação que exista uma sincronização entre eles.
A integração banco a banco, como é chamada, permite que as atualizações de dados ocorram em todos os dispositivos eletrônicos de armazenamento, evitando que os dados fiquem defasados.
Uma outra forma de garantir qualidade nas tarefas do dia a dia é através do compartilhamento de dados eletrônicos, ou seja, todos os setores passam a utilizar um único banco de dados que concentra todas as informações.
Uma terceira opção é a integração de sistemas por meio de API, um software que se comunica com o banco de dados e atualiza as informações, automatizando com eficiência muitas funções necessárias para o dia a dia das operações.
Benefícios da integração de sistemas para o setor público
A integração de sistemas para o setor público apresenta muitos benefícios nas quais você já deve estar percebendo.
O primeiro deles é o ganho em produtividade, uma vez que os processos conversam entre si de forma automática, então, um dado registrado na recepção de um órgão público imediatamente fica disponível a todos os setores.
Essa simples operação diminui consideravelmente os trabalhos e os custos operacionais, uma vez que a partir de uma única identificação, os dados são armazenados e podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer estação, desde que autorizados pelo sistema.
Consequentemente, ocorre uma significativa redução nos erros e se eliminam as ações realizadas em duplicidade.
O controle dos processos passa a ser visível, onde se consegue identificar os chamados “gargalos”, ou seja, em qual parte das tarefas ocorrem a maioria dos problemas que acabam “segurando” o fluxo operacional.
Diante disso, torna-se possível o monitoramento das tarefas e a busca constante por melhorias no desempenho das atividades.
Por fim, todos os envolvidos aumentam a capacidade na tomada de decisões, evitando transtornos e atendendo com precisão as determinações legais e as normas do órgão.
Agora que você já sabe o quanto a integração de sistemas colabora com a eficiência e agilidade no setor público, conheça o Portal de Serviços da OSAS e saiba de que forma podemos colaborar com a automação dos processos da sua organização!
(Imagens: divulgação)