Mineração de processos: por que implementar essa técnica?
A mineração de processos passa a ser cada vez mais utilizada pelas empresas dos mais diversos segmentos.
Os recursos disponíveis pela tecnologia permitem que a gestão possa ser melhorada, tendo por consequência grandes benefícios, tais como:
- aumento da produtividade,
- diminuição significativa de erros e enganos,
- redução substancial dos custos operacionais,
- satisfação dos clientes e do mercado.
Para a utilização dessa técnica, é necessário conhecer detalhes do que ocorre nos processos existentes em sua empresa, quando a partir de análises que podem ser realizadas através dos mecanismos da inteligência artificial, identificam-se problemas e implementam-se mudanças.
Trata-se, portanto, de uma técnica de trabalho que utiliza ferramentas de dados e gestão para melhorar os resultados de um empreendimento.
Hoje, apresentaremos detalhes da mineração de processos e os motivos que devem levar você a estudar essa possibilidade para o sucesso da sua empresa. Leia e confira!
A mineração de processos
O grande objetivo da mineração de processos é reconhecer, monitorar e otimizar as tarefas realizadas em uma empresa a partir de dados disponíveis nos sistemas, possibilitando a extração de conhecimentos que melhorem a organização.
Com o uso da inteligência artificial e do aprendizado de máquinas, tecnologias implementadas nas soluções que envolvem essa técnica, os gestores conseguem melhorar a tomada de decisão e implementar processos com alto nível de assertividade.
Isso se dá em função da adoção dos pilares que sustentam essa atividade: descoberta, checagem, reengenharia e suporte.
Toda tarefa deixa suas marcas durante a sua execução, portanto, a mineração possibilita que sejam conhecidos detalhes como:
- quando a tarefa é realizada,
- quais são as suas etapas,
- quem desenvolve cada uma delas,
- onde ocorrem os gargalos,
- quais os problemas identificados,
- o que precisa ser refeito em função desses problemas, etc.
A partir dessas informações, torna-se mais fácil melhorar um processo, pois os fatos demonstram ações desnecessárias ou repetitivas e onde efetivamente é necessário promover alterações de procedimentos, ou seja, a reengenharia.
Quais as vantagens da mineração de processos?
A mineração de processos faz parte da evolução digital das empresas, uma vez que se trata da tecnologia trabalhando a favor dos negócios.
Através da adoção dessa prática, torna-se possível:
- automatizar processos,
- criar modelos para simulações,
- monitorar tarefas,
- reparar processos,
- apresentar recomendações personalizadas,
- identificar e solucionar gargalos,
- reduzir custos,
- melhorar o atendimento,
- cumprir as exigências legais.
É importante lembrar que a análise de todas essas informações é realizada de forma automática pelas soluções implementadas, portanto, o entendimento das diversas situações é facilitado e a agilização para mudanças importantes resultam em alta qualidade.
Como implementar essa técnica?
Possivelmente, o assunto tenha despertado a sua atenção, afinal, a mineração de processos colabora de maneira efetiva com o aprimoramento e melhora das atividades, um problema sério de muitas empresas.
Mas, o que é preciso fazer para implementar essa técnica?
O primeiro passo para isso está em possuir softwares especializados para operacionalizar as atividades.
É fundamental que a cultura de dados seja implementada na empresa, o que significa registrar, mensurar e analisar o que acontece no dia a dia das operações.
Por fim, o Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM) precisa ser adotado, ou seja, o conjunto de práticas com foco total na modelagem de todas as atividades, tendo por objetivo a melhoria contínua.
Mapear, padronizar, melhorar e otimizar precisam fazer parte do cotidiano dos negócios, garantindo transparência, controle, ganho de produtividade, agilidade, entrega de resultados, eficiência, redução de custos e segurança.
Como se observa, a mineração de processos é uma técnica que merece ser avaliada por sua empresa, pois transforma de maneira positiva a gestão dos negócios.
Para conhecer mais a respeito de gestão, leia também nosso post que mostra o que é o gerenciamento de riscos e quais os benefícios para as empresas.
(Imagens: divulgação)