O que é um engenheiro de software e quais as suas funções?
Muita gente pergunta: o que é um engenheiro de software?
Muitos confundem com programadores ou com analistas de suporte, no entanto, esse profissional, além de desenvolver programas e colaborar com colegas passando dicas e treinamentos, possui ainda muitas outras atividades.
Antes de conhecê-las, é importante saber que essa profissão vem sendo muito valorizada no mercado, afinal, não há atividade em que softwares e sistemas não estejam na retaguarda, oferecendo facilidades, rapidez e segurança nas mais diversas ações.
Para facilitar o entendimento, um engenheiro é o profissional que transforma os estudos e conhecimentos obtidos em laboratórios em situações reais do dia a dia das pessoas.
Neste post, apresentaremos o que é um engenheiro de software e detalhes a respeito dessa incrível profissão. Continue lendo e saiba mais!
O que é um engenheiro de software?
Para saber o que é o engenheiro de software, é importante compreender que todas as atividades humanas da atualidade contam com sistemas e equipamentos digitais que facilitam o cotidiano das pessoas.
Além disso, cada vez mais as operações passam a ser digitalizadas, quando já se discute o funcionamento de:
- tráfego aéreo das cidades para entregas com utilização de drones,
- reconhecimento de pessoas em locais públicos através da íris dos olhos,
- monitoramento inteligente de semáforos para aliviar o trânsito,
- integração de vários modais de transporte com a aquisição de uma única passagem.
Por trás de cada um desses exemplos, existem profissionais trabalhando para que os processos ocorram de forma automática, onde a integração das mais diversas soluções de computadores, câmeras e sensores trabalham a partir de softwares desenvolvidos por esses especialistas.
Quais funções esse profissional pode exercer?
Após entendermos que esse profissional é o agente da transformação, atuando nas mais diversas áreas, compreenderemos quais são as funções de um engenheiro de software:
Dentre muitas atividades, podemos destacar:
- projetar e supervisionar soluções ligadas a softwares,
- desenvolver testes das soluções,
- criar o design para estruturas de programas,
- desenvolver aplicativos,
- gerenciar banco de dados,
- administrar projetos,
- responsabilizar-se pela manutenção de sistemas.
Agora que você já sabe o que é um engenheiro de software e o que ele faz, é importante lembrá-lo que o funcionamento de computadores, tablets e smartphones dependem de sistemas construídos por esses profissionais e suas equipes.
Porém, mais do que isso, as comunicações existentes entre máquinas e equipamentos possibilitam que um drone saiba exatamente para onde deve se dirigir ou uma pessoa pode ser reconhecida por uma câmera instalada na saída de uma escada rolante. Ambos os casos necessitam de tecnologia.
Esse profissional faz isso, desenvolve, mantém e aprimora todos esses sistemas, gerando conforto, segurança, agilidade e satisfação para milhões de usuários em todo o mundo.
Como está o mercado de trabalho para engenheiros de software?
Diante de tanta demanda, você deve estar pensando como anda o mercado de trabalho para esses profissionais.
Vamos antes conhecer um importante número. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o nível de desemprego no Brasil tem caído, porém, ainda é alto, atingindo 10,1 milhões de pessoas.
O que se pode afirmar, com certeza, é que a área de TI não colabora com esses números, pois a demanda por profissionais continua crescendo e só estão parados aqueles que assim desejam.
O fato é que as empresas não conseguem operar sem esses engenheiros, seja contratando-os de forma direta ou contando com empresas terceirizadas que oferecem serviços e soluções nas mais diversas áreas das atividades humanas.
Agora que você já sabe o que é um engenheiro de software e deseja contar com soluções voltadas à otimização de processos e gestão eletrônica de documentos, conte com a OSAS e saiba de que maneira podemos colaborar para digitalizar e transformar a sua empresa em um escritório sem papel!
(Imagens: divulgação)