Governo Digital: estratégias governamentais para a transformação digital no setor público
A tecnologia da informação possibilita que serviços de alta qualidade sejam disponibilizados ao cidadão e a sociedade através do que vem sendo conhecido como Governo Digital.
Trata-se da Lei nº 14.129/2021, que apresenta os princípios, regras e instrumentos a serem utilizados pelo governo visando aumentar a eficiência da administração pública através da:
- desburocratização,
- inovação,
- transformação digital,
- participação do cidadão.
Para isso, foi criado o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) em janeiro de 2023, visando estabelecer normas, diretrizes e procedimentos que promovam serviços públicos federais mais eficazes, eficientes e efetivos.
Isso significa modernizar processos e adotar práticas inovadoras que melhorem o atendimento ao cidadão, possibilitando a melhora na qualidade de vida e o acesso aos serviços oferecidos pelo governo.
Deseja conhecer mais sobre o Governo Digital? Continue a leitura e conheça as 6 estratégias que já estão sendo colocadas em prática visando beneficiar o setor público e o cidadão brasileiro!
As 6 estratégias do Governo Digital e seus benefícios para os setores públicos
Antes de apresentarmos as 6 estratégias estabelecidas pelo poder público, é importante saber que, de acordo com o último estudo publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ocupa a 49ª colocação no ranking mundial quando o assunto diz respeito à digitalização do governo.
Segundo o relatório, nosso país avançou 5 posições em 2023 e no que se refere ao quesito “prestação de serviços online”, passamos da 21ª colocação para a posição 11 do ranking mundial, um avanço bastante significativo em termos de crescimento.
O governo trabalha para melhorar ainda mais essa situação, quando 6 estratégias vêm sendo adotadas. Vamos a elas:
Cidadão como prioridade
Visando melhorar os serviços e oferecer conforto e qualidade ao cidadão, as pessoas se tornaram prioridade nas definições dos serviços a serem oferecidos.
Isso significa que o governo deseja conhecer as preferências e as necessidades da população no que se refere a todas as etapas dos serviços prestados, priorizando essas escolhas nas definições do que estará sendo disponibilizado.
Integração de sistemas e processos
A integração de sistemas e processos é outro ponto que vem sendo trabalhado no projeto do Governo Digital.
Essa troca de informações entre as plataformas permite a redução da duplicidade de tarefas, diminuição da burocracia e melhora significativamente a agilidade na execução dos serviços, fato que acaba diminuindo os custos operacionais.
Tomada de decisão baseada em dados
Tomando por base os dados disponíveis e o acesso à informação, as tomadas de decisões são realizadas a partir dos fatos.
A partir da coleta e análise dos dados, as definições do que e como fazer são muito mais assertivas, pois se torna possível compreender os problemas e identificar oportunidades de melhorias.
Segurança dos dados
O Governo Digital também está atento à segurança das informações, ou seja, trabalha visando garantir que dados não sejam vazados e causem problemas na vida pessoal dos cidadãos.
Para isso, investe em tecnologia de ponta, como, por exemplo:
- criptografia,
- monitoramento de acessos,
- proteção contra uso indevido das informações,
- ferramentas que impedem o vazamento de dados.
Transparência na gestão
A gestão transparente também faz parte das estratégias do Governo Digital, onde o acesso à informação é disponibilizado para toda a sociedade, quando se permite obter alguns dados, como:
- gastos públicos,
- decisões orçamentárias,
- contratos,
- desenvolvimento de novas soluções,
- atividades desenvolvidas pelos órgãos.
O MGI, a partir do “governo aberto”, estimula a participação do cidadão, oferecendo ferramentas que possibilitem a comunicação entre sociedade e a administração pública.
Eficiência em processos e serviços
Por fim, a última das 6 estratégias adotadas pelo Governo Digital diz respeito à eficiência nos processos e serviços oferecidos ao cidadão.
O objetivo é facilitar o dia a dia dos órgãos públicos e melhorar, através de soluções digitais, a eficiência e otimização dos processos.
Desse modo, o governo busca ganhar a confiança do cidadão no que se refere a utilização dos recursos que estão sendo disponibilizados e consequentemente facilitar a vida de todos os envolvidos.
Agora que você sabe mais a esse respeito, conheça as soluções OSAS para o setor público e saiba de que maneira colaboramos para o sucesso do projeto envolvendo o Governo Digital!
(Imagens: divulgação)